João Mendes foi titular em todos os jogos, até agora. (FOTO: Vitória SC)

João Mendes: «Não há razão para estarmos tão preocupados»

Lateral-esquerdo assumiu que o arranque de temporada não está a ser o melhor, mas que a equipa está a trabalhar para mudar o rumo dos acontecimentos; jovem defesa referiu, ainda, que as ideias de Luís Pinto estão a ser bem recebidas pelo grupo

João Mendes marcou presença na visita do Vitória de Guimarães a Cinfães, juntamente com o guarda-redes Charles, na iniciativa ‘Conquistadores on Tour’ e mesmo admitindo que este início de temporada não está a ser o melhor, o lateral-esquerdo mostrou confiança para o futuro.

«Sabemos que o arranque não correu como era esperado. Esta instituição entra sempre em campo para conquistar os três pontos. Quando não conseguimos ficamos tristes, obviamente, mas agora temos de levantar a cabeça. Esta paragem devido aos compromissos das seleções vai fazer com que a equipa continue a trabalhar e só assim é que os resultados vão aparecer.»

A verdade é que, até ao momento, a equipa somou uma vitória, duas derrotas e um empate, o que perfaz um total de quatro pontos na Liga que colocam o emblema minhoto na décima posição da tabela classificativa. No entanto, não são só os resultados que têm deixado os adeptos descontentes, pois as exibições também não convencem. Aliás, já houve contestação ruidosa nos finais das partidas com o Moreirense (derrota por 0-2) e com o Arouca (1-1). João Mendes recusou-se a entrar num discurso de lamúria e apontou para a mudança de página.

«O grupo está focado naquilo que tem para fazer, mas é futebol e são coisas que acontecem. Entramos sempre em campo com a intenção de ganhar os jogos, às vezes não conseguimos, porém não há razão para estarmos tão preocupados. O grupo vai responder e vai melhorar, de certeza», afirmou o lateral.

O V. Guimarães vem perdendo várias referências no plantel e o defesa, de 25 anos, já é dos mais experientes, sendo que também tem vários anos de casa, pois recorde-se passou pelo juniores e pela equipa B, entre 2018 e 2021. Com a chegada de um treinador novo, Luís Pinto, é normal que a procura pelo melhor modelo de jogo possa levar o seu tempo. No entanto, João Mendes confessou que os jogadores têm compreendido bem as ideias do técnico de 36 anos.

«Estamos a trabalhar bem e a pré-época serviu para isso mesmo. Claro que queríamos ter conquistado os 12 pontos, mas não foi possível. Agora temos que continuar a trabalhar e a confiar no processo, de forma a darmos uma resposta já no próximo jogo.»