Carlos Alcaraz reconforta Jannik Sinner depois deste ter desistido         Fotografia Imago
Carlos Alcaraz reconforta Jannik Sinner depois deste ter desistido Fotografia Imago

Jannik Sinner desiste e entrega Cincinnati a Carlos Alcaraz

N.º 1 mundial não conseguiu recuperar da má disposição que o afetava desde a véspera e desistiu ao 22m do 'set' inaugural. Carlos Alcaraz desejou melhoras mas disse estar satisfeito por levantar o troféu

Depois do embate entre os dois na final de Wimbledon, há um mês, era o jogo mais aguardado pelos fãs e um prelúdio do que poderá voltar a acontecer no Open dos Estados Unidos, que começa no próximo dia 28. Por isso, ontem, todos os olhos se voltaram para a final do Masters 1000 de Cincinnati, para mais um encontro entre o italiano Jannik Sinner, atual n.º 1 ATP, e o espanhol Carlos Alcaraz (n.º 2), que perdera na relva londrina.

No entanto, 22 minutos e uma fraca exibição de Sinner, em que perdeu cinco jogos e cometeu nove erros não forçados, bastaram para que o líder do ranking mundial desistisse por doença no set inaugural e entregasse a vitória do torneio no Ohio a Alcaraz.

Foi apenas a terceira ocasião que a final masculina em Cincinnati não se concluiu por desistência. A última acontecera em 2011, quando Novak Djokovic desistiu, no segundo set, por lesão num ombro, frente ao britânico Andy Murray. E era também a terceira vez de sempre que a final do torneio colocava frente a frente os dois melhores do ranking.

«Já não me havia sentido mal desde ontem, E também durante a noite, mas pensei que iria conseguir recuperar um pouco, o que não foi o caso. Tentei jogar pelos fãs, tentei jogar, mas não era para ser o meu dia», justificou Jannik, de 24 anos.

«Queria desejar a Jannik rápidas melhoras e que dentro de poucos dias, esperançosamente, ele já esteja OK. Pessoalmente, estou mesmo contente por levantar este troféu. Perdi aqui a final em 2023, Queria mesmo muito esta taça», declarou o espanhol que agora passou a deter a vantagem de 9-5 em duelos entre os dois.

Aliás, esta época, em todos os torneios nos quais ambos participaram, acabaram por se encontrar na final. O espanhol venceu em Roland Garros e no Masters de Roma e Sinner em Wimbledon, impedido que o adversário vencesse pela terceira vez seguida.

Durante a madrugada, decidiu-se a final feminina entre a polaca Iga Swiatek (3.ª) e a italiana Jasmine Paolini (7.ª).