Técnico dos auriverdes acredita que a sua equipa pode bater o pé aos leões - Foto: CD Tondela
Técnico dos auriverdes acredita que a sua equipa pode bater o pé aos leões - Foto: CD Tondela

Ivo Vieira: «O Sporting tem um pouco de tudo, mas nós, num dia bom...»

Treinador do Tondela reconhece favoritismo do bicampeão nacional, mas não deixa de dar uma mensagem forte de crença na sua equipa. A felicidade por já poder jogar num novo relvado. Finalização tem sido calcanhar de Aquiles, mas o processo está a ser devidamente trabalha, salienta

O Tondela recebe, este domingo (18h), o Sporting, em partida da 9.ª jornada da Liga, e nas hostes beirãs reina a confiança num bom resultado.

Na conferência de Imprensa realizada ao final da manhã deste sábado, Ivo Vieira demonstrou todo o respeito pelo poderio do Sporting, mas não se coibiu de reforçar a confiança que tem na sua equipa, tese que deixa antever uma boa colheita na receção aos verdes e brancos. E com outro dado adicional: o Tondela vai estrear amanhã um novo relvado no Estádio João Cardoso.

«Vai ser um desafio difícil. Todos os jogos nesta Liga são de grau de dificuldade elevado, ainda para mais diante do campeão em título, uma equipa que ainda não perdeu fora de portas para o campeonato. Preparámos a semana no intuito de darmos uma resposta positiva, agora com um relvado diferente, o que nos dá um estado de espírito mais aliciante para voltarmos a jogar perante os nossos adeptos. Acreditamos muito no que podemos fazer, que é lutar pelos pontos», começou por dizer.

Instado a pronunciar-se sobre o momento dos leões, Ivo Vieira falou de factos: «O Sporting está a três pontos do primeiro classificado. É um Sporting forte e que só soma vitórias fora para o campeonato. Temos de focar-nos em nós, contra uma equipa competitiva, bem orientada e com excelentes intervenientes na primeira fase de construção e no último terço. O que me move é o nosso trabalho e não o que falam sobre o Sporting. Acreditamos muito naquilo que os nossos jogadores podem fazer.»

No entanto, e pese embora o teórico favoritismo do conjunto orientado por Rui Borges, em Tondela mora uma equipa que acredita sempre que pode alcançar os seus objetivos. «O Sporting vai encontrar uma equipa a querer ganhar, tal como nos outros jogos, apesar de não termos tido essa felicidade de forma permanente. Mas vamos procurar discutir o jogo, olhar para a baliza do adversário e tentar somar pontos. Claro que as equipas grandes têm mais argumentos, mas nós vamos encarar o jogo com o mesmo objetivo de sempre», assumiu o técnico madeirense.

Desafiado a desmontar taticamente a equipa leonina, Ivo Vieira demonstrou ter a lição muito bem estudada: «Concordo que o Sporting faz muito jogo interior, mete muita gente no corredor central, mas tem sempre dois homens na largura para atacar a profundidade. São elementos para jogar no pé, à largura e na profundidade. Acho que o Sporting tem um pouco de tudo, mas nós também temos muita coisa e num dia bom podemos fazer coisas boas.»

O Tondela tem, nesta altura, o ataque menos concretizador da Liga (apenas quatro golos marcados nas primeiras oito jornadas), e Ivo Vieira diz ter noção de que esse capítulo tem de ser melhorado. «No último fim de semana já conseguimos fazer cinco golos [5-1 ao Vila Real, para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal] e até numa realidade difícil, mediante o estado do relvado. Nunca vou fugir à realidade e sei que precisamos de fazer mais golos. É uma questão de confiar e continuar a acreditar no processo, alavancar os jogadores para que olhem para as coisas de forma natural. Neste momento, a produção ofensiva não está a acontecer, pese embora consigamos criar muitas situações de finalização, mas vamos continuar a insistir e a trabalhar para que a equipa seja mais eficaz», concluiu.