Insólito: Eto'o despede selecionador camaronês... a três semanas da CAN
Recentemente reeleito presidente da Federação Camaronesa de Futebol, Samuel Eto'o demitiu o selecionador Marc Brys, a três semanas do início da CAN 2025. David Pagou é o sucessor escolhido, ele que já estava na equipa técnica de Brys, precisamente por indicação de Eto'o.
O ex-Barcelona foi reeleito no cargo no passado sábado e a primeira grande medida foi mudar a liderança da equipa técnica, interpretada como uma confirmação do clima de tensão que o organismo vive com o Ministério dos Desportos local.
A relação de Eto'o com Marc Brys também não era a melhor e foram vários os conflitos entre as duas partes desde que o belga tinha chegado ao cargo, em abril de 2024.
O Ministério reclama autoridade sobre a nomeação do selecionador nacional e já havia ficado descontente quando o antigo jogador decidiu demitir o português António Conceição logo após a CAN 2022, para contratar Rigoberto Song.
No passado mês de novembro, recorde-se, os Camarões falharam o apuramento para o Mundial 2026, depois de perder no play-off diante da República Democrática do Congo.
Entre a demissão de Brys e a subida na hierarquia de Pagou, diz o L'Équipe que foi o próprio Eto'o a desenhar a convocatória para a CAN 2025 que, desde logo, não conta com André Onana, guarda-redes emprestado pelo Manchester United ao Trabzonspor. Vicent Aboubakar, ex-FC Porto, também ficou de fora, ele que não é do círculo de confiança do presidente da federação.
Os Camarões integram o grupo F da CAN, juntamente com Gabão, Costa do Marfim e Moçambique.