Insólito: ativistas pintam mesa e paralisam o Mundial em Sheffield

Dois indivíduos (um casal, alegadamente ativistas climáticos) paralisaram ao início da noite desta segunda-feira o Campeonato do Mundo de Snooker, a decorrer no Crucible Theatre, em Sheffield (Inglaterra), com um deles a subir para cima da Mesa 1, onde os ingleses Joe Perry e Robert Milkins jogavam o seu duelo dos 16avos de final, e a largar um pó laranja acastanhado que manchou a mesa e a deixou no estado que a imagem documenta.

Uma segunda alegada ativista tentou fazer o mesmo na Mesa 2, ao lado, onde o norte-irlandês Mark Allen e o chinês Fan Zenghyi também jogavam o primeiro ‘frame’ da segunda sessão do seu duelo dos ‘16avos’ (6-3 para Allen, pela manhã), mas foi travada pelo árbitro, o belga Olivier Marteel, a tempo de evitar que fizesse danos também ao ‘hardware’ do torneio, no ‘teatro dos sonhos’, com os jogadores a serem escoltados e saírem do palco e a multidão... atónita.

Aguardam-se mais desenvolvimentos da World Snooker Tour para um escândalo inédito em 46 anos de Mundial no recinto (desde 1977). Aguardam-se esclarecimentos da polícia do South Yorkshire, pois a BBC já avançou que os dois suspeitos foram detidos e levados do Crucible.

O pano da mesa tingida já foi removido e a cobertura colocada: Mark Allen e Fan Zhengyi vão jogar a sessão decisiva na mesa ao lado, enquanto a sessão inaugural do embate entre Robert Milkins e Joe Perry passou para a noite de terça-feira, dia 17... que deveria ser a segunda e última sessão do encontro mas será, afinal, a primeira: a segunda e decisiva sessão do duelo foi entretanto remarcada pela World Snooker para a manhã de quinta-feira, dia 20, às 9.30 horas.

Espera-se que terça-feira a Mesa 1 já esteja de novo operacional, logo pela manhã, para as três habituais sessões diários no palco do Mundial (jogos às 10 horas, 14.30 horas e 19 horas).