Indonésia: Eduardo Almeida vence com golos portugueses
Nova vitória do RANS Nusantara, do treinador português Eduardo Almeida, de 45 anos, desta feita por 2-1, este domingo, frente ao Persija Jakarta, em partida da 16.ª jornada realizada no Stadion Utama Gelora Bung Karno, com capacidade para 80 mil espectadores. Os portugueses Evandro Brandão, de penálti, e Ângelo Meneses fizeram os golos que garantiram o triunfo.
Com mais uma vitória no campeonato, a oitava em 16 rondas (contabiliza ainda cinco empates e três derrotas), o RANS Nusantara recupera a 3.ª posição no campeonato – os quatro primeiros classificados qualificam-se, no final, para o «play-off» de apuramento do campeão –, com 29 pontos, a apenas três do líder Borneo.
Entre as opções iniciais de Eduardo Almeida destaque para os defesas-centrais portugueses Kiko, de 23 anos, antigo jogador do Montalegre, e Ângelo Meneses, ex-Sporting da Covilhã, 30 anos, e para os avançados Tavinho, 30 anos, e o luso-angolano Evandro Brandão, 32 anos, ambos ex-Alverca.
Esta época, Eduardo Almeida conta no RANS Nusantara com o apoio, em português, do adjunto Jorge Almeida, 37 anos, e do preparador físico Luís Bragança, de 28 anos.
Campeão Bernardo Tavares vence Fernando Valente com golos portugueses
Ainda na Indonésia, o campeão PSM Makassar, do treinador português Bernardo Tavares, impôs-se, por 3-0, na receção ao Arema FC, de Fernando Valente, em jogo realizado no Gelora BJ Habibie, na cidade de Parepare.
Adilson Silva, avançado luso-angolano de 26 anos, formado no Juventude de Évora e que como sénior alinhou pelo Mafra, Oleiros, Vasco da Gama da Vidigueira, Leça, Trofense, Gondomar e Real Massamá, foi a figura da partida, com dois golos (42 e 84 m), curiosamente os primeiros que consegue pelo campeão indonésio.
A cumprir a terceira campanha no PSM Makassar (a segunda, apenas, a tempo inteiro), Bernardo Tavares, de 43 anos, tem sentido algumas dificuldades para repetir os resultados que conduziram a equipa ao título em 2023. Para já, ocupa, apenas, o 10.º lugar, com 21 pontos, que resultam de seis vitórias, três empates e sete derrotas em 16 jornadas.
Antes da experiência na Indonésia, Bernardo Tavares já tinha trabalhado no Barém, Omã, Tanzânia, Maldivas (dois campeonatos e uma taça), Macau (um campeonato), Índia e Finlândia.
Já Fernando Valente, de 64 anos, estreou-se esta época no futebol indonésio, com o desafio de manter o Arema FC na Liga. Depois de duas vitórias nos primeiros jogos, o treinador português tem enfrentado outras dificuldades e nos últimos cinco encontros, venceu mais um, empatou outro e acumulou três derrotas, não conseguindo assim fugir do 16.º lugar (13 pontos), o primeiro na zona de despromoção.