Incrível: Quatro finais perdidas em duas semanas!
O que prometia ser uma época de sonho, acabou em pesadelo para o futebol italiano, derrotado em quatro finais disputadas em apenas duas semanas.
Tudo começou com José Mourinho, treinador da Roma, que perdeu a final da Liga Europa diante do Sevilha, título discutido a 31 de maio, em Budapeste, e decidido no desempate pela marcação das grandes penalidades (1-1, 4-1 g.p.). No caminho para a final, os espanhóis foram ‘carrascos’ de outra equipa italiana, a Juventus, nas meias-finais.
Uma semana depois, a 7 de junho, em Praga, foi a vez da Fiorentina cair (1-2) diante do West Ham na final da Liga Conferência, seguindo-se, a 10 de junho, a derrota do Inter (0-1) no embate com o Manchester City pela Liga dos Campeões. Nesta competição, recorde-se, Itália teve duas equipas nas meias-finais (Inter e Milan) e três nos quartos de final (Nápoles).
Na ‘ressaca’ da derrota do Inter, em Istambul, Itália acordou pronta para festejar a conquista do Mundial de sub-20, mas acabou por ser o Uruguai a vencer (1-0) a final disputada em La Plata, na Argentina.
Mágoas que a seleção principal quis apaziguar na Liga das Nações, porém, a squadra azzurra acabou eliminada pela Espanha, nas meias-finais.