Foto LUSA/MIGUEL PEREIRA DA SILVA

Incêndios: PJ faz buscas à Força Aérea e a empresas de helicópteros por corrupção

Em causa está um esquema que poderá ter lesado o Estado em dezenas de milhões de euros nos últimos anos

A Polícia Judiciária, em articulação com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), está a realizar esta quinta-feira uma megaoperação de buscas em empresas privadas e em instalações do Estado-Maior da Força Aérea, no âmbito de uma investigação à alegada viciação de regras de contratação pública no fornecimento de meios aéreos para combate a incêndios rurais.

Segundo a CNN Portugal, em causa está um esquema que poderá ter lesado o Estado em dezenas de milhões de euros nos últimos anos, através da adjudicação por ajuste direto de helicópteros e outros meios aéreos no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

A mesma fonte acrescenta que estão indiciados vários crimes, como associação criminosa, corrupção, burla e fraude fiscal, envolvendo altos responsáveis de empresas e decisores do Estado. A suspeita é de que tenha existido conluio entre diferentes empresas do setor, que terão funcionado em lógica de cartel, manipulando os concursos públicos ao impor critérios técnicos muito específicos e valores inflacionados, de forma a inviabilizar a concorrência.

As cerca de 30 buscas decorrem de norte a sul do país, incluindo nas regiões de Lisboa, Castelo Branco, Porto, Alentejo e Algarve, com o objetivo de recolher documentação, provas e proceder à constituição de arguidos.