Hamilton recebe penalização muito pesada para a próxima corrida
Fim de semana para esquecer para a Ferrari e especialmente para Lewis Hamilton. O britânico não conseguiu uma boa qualificação no sábado - sétimo lugar - e a corrida de domingo não correu melhor, pelo contrário. O experiente piloto de 40 anos perdeu controlo do carro e bateu sozinho na volta 23. O carro ficou destruído e não foi possível continuar, abandonando a corrida e indo para casa mais cedo.
No entanto, se essas já eram notícias suficientemente más, eis que Hamilton recebeu uma penalização muito pesada no final do Grande Prémio dos Países Baixos. Não a contar para Zandvoort, mas sim para a próxima corrida, já no fim de semana seguinte e logo em solo italiano, no GP de Monza, em casa da Ferrari.
O inglês não terá abrandado o suficiente apesar de ver várias bandeiras amarelas no seu caminho para a grelha, antes do início da corrida, e, por isso, sofreu uma penalização de cinco lugares. Isso significa que vai começar fora do top-5 no próximo domingo por ter infringido as regras de procedimento, apesar do alerta prévio do diretor de corrida.
«Devido às características da pista, o diretor de corrida informou todos os participantes que a última curva antes da pit lane teria bandeiras amarelas duplas. Isto foi feito para garantir a segurança dos pilotos na grelha e na pit lane. O regulamento exige que qualquer piloto que passe por um setor com bandeiras amarelas duplas 'reduza significativamente a velocidade...' Analisámos a telemetria disponível no sistema da FIA. Também solicitámos à equipa que nos fornecesse os seus dados de telemetria. Tudo isto levou algum tempo e, como resultado, esta decisão foi adiada. Além disso, o artigo 44.1 exige que todos os pilotos que completem mais do que uma volta de reconhecimento conduzam pela via de entrada nas boxes a uma 'velocidade bastante reduzida'», começaram por dizer os comissários, explicando que a penalização poderia ter sido ainda mais dura.
«Não considerámos que uma redução de 20 km/h na velocidade num setor com bandeiras amarelas duplas constituísse uma redução de velocidade 'significativa'. Também não considerámos que a velocidade a que o piloto entrou na via de acesso às boxes fosse uma velocidade 'muito' reduzida. As diretrizes de penalização para tal infração normalmente implicariam uma penalização de 10 posições na grelha de partida da próxima corrida. No entanto, dado que o piloto tentou reduzir a velocidade e travar mais cedo, levámos isso em consideração como circunstância atenuante e impusemos uma penalização de 5 posições na grelha de partida», finalizaram.