Norris teve de abandonar a sete voltas do fim por problemas no carro e o australiano tem agora 34 pontos de vantagem. Hamilton e Leclerc bateram e deixaram a Ferrari sem pontos. Hadjar foi a surpresa no pódio

Caos em Zandvoort: grande surpresa no pódio e desilusão para Norris e Ferrari

Piastri venceu o GP dos Países Baixos numa corrida que teve três 'safety car' e ganhou muitos pontos para o seu colega da McLaren, que teve um problema no carro. Isack Hadjar estreou-se no top-3 na Fórmula 1 e Verstappen foi segundo

Muito caos e emoção em Zandvoort. Oscar Piastri venceu o Grande Prémio dos Países Baixos e aumentou para 34 os pontos de diferença para o seu rival e colega de equipa na luta pelo Mundial. Lando Norris esteve sempre na luta, mas um problema no carro levou-o ao abandono a apenas sete voltas do fim.

Desilusão para o britânico, mas também para a Ferrari: os dois pilotos tiveram acidentes e não somaram qualquer ponto neste início da segunda metade da temporada. Hamilton bateu sozinho e Leclerc teve batalhas intensas com a dupla da Mercedes... sobreviveu a Russell, mas Antonelli acabou por tirá-lo da corrida.

Quem ficou a sorrir foi Max Verstappen, que subiu ao segundo lugar em casa, e também Isack Hadjar. O francês teve a melhor qualificação da carreira e deu seguimento a esse feito com... o melhor resultado da carreira: estreou-se no pódio e aproveitou o abandono inesperado de Norris.

Mas começando pelo início... ao contrário da dupla da McLaren, Verstappen arriscou nos softs e prometia um grande arranque, com o objetivo de ultrapassar, pelo menos, um dos dois da frente e foi isso que aconteceu. O tetracampeão entrou com tudo e até esteve perto de se despistar, mas segurou o carro e deixou Norris para trás.

Porém, o próprio sabia que essa posição seria muito difícil de manter e o britânico respondeu na volta 9, passando o neerlandês por fora na primeira curva. Quem teve um início terrível foi Bortoleto: o brasileiro falhou o arranque e perdeu cinco posições, chocando ainda com Stroll e sofreu danos na asa dianteira. Por outro lado, Albon ganhou cinco lugares e apontou à conquista de pontos.

A chuva ainda ameaçou qualquer coisa, mas não passou disso mesmo e adiou a entrada dos pilotos nas boxes para a volta 20. Na 23, Leclerc foi chamado, mas Hamilton acabou por lhe estragar os planos. O inglês perdeu controlo do carro, bateu sozinho e ficou fora da corrida, provocando o safety car. O monegasco perdeu uma posição e mais tarde teve de a recuperar.

Os que não pararam aproveitaram para mudar os pneus, mas a dupla da Haas arriscou e ficou fora para ganhar posições, esperando que surgisse um novo acidente. Toda a vantagem que Piastri tinha conseguido para Norris tinha ido por água abaixo e, até ao fim, ficar sempre na casa do um e dois segundos.

No recomeço, Carlos Sainz e Liam Lawson, ambos nos pontos, tiveram um acidente e ambos tiveram de ir às boxes, estragando, portanto, as suas corridas. O espanhol atirou as culpas para o adversário, mas a FIA viu de forma diferente e deu 10 segundos de penalização para o piloto da Williams, que contestou muito a decisão... e com razão. Os detritos em pista causaram em virtual safety car.

Com a bandeira verde, Leclerc atacou Russell numa ultrapassagem pouco vulgar e possivelmente ilegal, mas a FIA deixou a decisão para depois da corrida. O inglês ficou com danos no carro e Antonelli passou-o, substituindo o seu colega de equipa na luta com o monegasco. A Mercedes chamou o italiano para fazer um undercut e a Ferrari respondeu na volta seguinte, na mesma moeda, mas a saída das boxes foi muito intensa e o estreante acabou por tirar o oponente da corrida, na mesma curva que Hamilton.

Antonelli recebeu 10 segundos de penalização, mais 5 por excesso de velocidade na via das boxes, e ficou fora dos pontos. Leclerc, frustrado, decidiu ver o resto da corrida de perto, na relva. Desilusão para a Ferrari, mas pouco depois Norris juntou-se: viu fumo a sair do seu carro e a ordem da equipa foi o abandono. Golpe duro nas aspirações do britânico na luta pelo Mundial.

Novo safety car, mas nada mudou na frente. Russell terminou em quarto, seguido de Albon, com uma recuperação fantástica. A estratégia da Haas surtiu efeito, com Bearman a terminar em sexto e Ocon a somar mais um ponto. A dupla da Aston Martin também conseguiu o sétimo e oitavo lugar, com Alonso a ficar atrás de Stroll, e Tsunoda deu mais dois pontos à Red Bull. Piastri venceu, Verstappen conseguiu mais um pódio em casa, mas Hadjar foi o verdadeiro vencedor do dia.