Gyokeres foi titular, mas viu o Arsenal dominar e Gabriel Jesus regressar
Sem espinhas. Domínio absoluto. Vitoria clara. São formas de descrever todos jogos do Arsenal nesta edição da Champions League, incluindo o triunfo na 6.ª jornada da fase de liga, em casa do Club Brugge, por esclarecedores 3-0. A duas jornadas do fim desta fase, o Arsenal tem mais seis pontos do que o 9.º classificado (Liverpool) e, assim, está praticamente apurado para os oitavos de final da prova.
Noni Madueke fez (25’) o primeiro de dois golaços no encontro com uma grande jogada individual. Acelerou, ultrapassou dois defesas e fuzilou a baliza belga.
O avançado inglês, contratado ao Chelsea no último verão por 56 milhões de euros, não se ficou por aqui. Beneficiou de um cruzamento perfeito de Zubimendi e, à boca da baliza, cabeceou (47’) para o bis da conta pessoal.
Gabriel Martinelli não quis ficar atrás do colega e também abriu o livro, aos 56’, com um pontapé colocado de fora da área e, devido à sua espetacularidade, merecia correr o mundo.
O brasileiro é o primeiro jogador de sempre a marcar em cinco jogos consecutivos da Champions League pelo Arsenal.
O fim de uma agonia de 332 dias
Com Carlos Forbs titular na formação belga e Viktor Gyokeres a desfrutar do mesmo estatuto do outro lado, o internacional português foi o mais inconformado da sua equipa, assinando uma exibição sólida, enquanto o sueco esteve mais apagado. Três remates, um deles enquadrado e pouca influência no jogo da equipa (cinco passes certos) nos 62 minutos em que esteve em campo.
O ex-jogador do Sporting deu o lugar a Gabriel Jesus, que não jogava pelo Arsenal desde o longínquo dia 12 de janeiro de 2025. Nessa data, sofreu uma rotura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, num encontro com o Manchester United, e esteve afastado dos relvados, até agora.
Jesus já vinha a ser convocados para os últimos jogos do Arsenal, mas o regresso oficial ocorreu após 332 dias de espera e é uma boa notícia para Mikel Arteta, que volta a contar com o brasileiro para o leque de opções na posição de avançado-centro, que vem a ser discutida entre Gyokeres e Mikel Merino.
Após o 3-0, o Club Brugge ainda se aproximou do golo, mas David Raya manteve o registo quase perfeito na Champions (um golo sofrido em seis jogos) ao fazer sete defesas. Por fim, Marli Salmon, jogador de apenas 16 anos, fez a estreia pelos gunners.