Guardiola e City acusados de anti-jogo: «Se não educarmos os nossos jogadores...»
A vitória do Manchester City nos últimos instantes, com um golo de Phil Foden aos 92 minutos, deixou o Leeds United e o seu treinador, Daniel Farke, frustrados e indignados. Em conferência de imprensa, o técnico do clube de Yorkshire acusou indiretamente o guarda-redes Donnarumma de ter simulado uma lesão para permitir que Pep Guardiola desse uma palestra tática aos seus jogadores, logo após o golo do empate (2-2) de Lukas Nmecha.
«Toda a gente sabe por que o fez», afirmou o treinador do Leeds após o encontro no Etihad Stadium. «É óbvio. Está dentro das regras. É uma ação inteligente. Se concordo? Se respeita as regras do 'fair play'? Isso guardo para mim. As autoridades do futebol deveriam encontrar uma solução», acrescentou Farke, visivelmente irritado com o que considerou um estratagema do Manchester City para obter uma pausa tática.
“Everyone knows why he went down, right? It’s not like an elephant in the room!”
— Hayters TV (@HaytersTV) November 29, 2025
Daniel Farke on the stoppage in play for a Gianluigi Donnarumma injury during @ManCity v @LUFC 👇 pic.twitter.com/z2tvbFkmK5
Daniel Farke não se ficou por aqui e continuou a criticar a atitude dos citizens, acusando-os de violar o espírito desportivo do jogo: «Se não educarmos os nossos jogadores para respeitarem o profissionalismo e se apenas tentarmos contornar as regras e fingir uma lesão para que o treinador possa falar com os seus futebolistas... Não é algo que me agrade, mas não me posso queixar porque está dentro do regulamento.»
Questionado sobre a controversa ação de Donnarumma, o técnico catalão evitou aprofundar o tema: «Não falei com o Gigio. Quando aconteceu, olhei para o banco e mandei o James aquecer. Não sei. Na próxima conferência de imprensa, perguntem-me novamente e, depois de falar com ele, poderei dizer algo.»