Golo nos instantes finais dá vitória ao leão no clássico

A perspetiva de disputar um clássico e a obrigatoriedade em vencer por parte dos dois conjuntos deixava antever um promissor Sporting-FC Porto em iniciados que primou pela emotividade e um golo decisivo já em tempo de compensação.

No fim, sorriu o Sporting (2-1), que assim impôs a primeira derrota ao FC Porto na fase final e desta forma se reaproximou dos lugares cimeiros da classificação graças a um golo arrancado a poucos instantes do final - aos 80+1 minutos.

Os momentos iniciais começaram a sorrir para o leão, que se adiantou no resultado logo aos 4 minutos através de movimento de José Cristiano, que fletiu desde a direita até ao corredor central para um passe em profundidade.

A bola chegou até Ricardo Yordanov, que ganhou a frente e atirou certeiro para os leões, que tiveram de lidar com a oposição dos azuis e brancos, que retiraram proveito do primeiro erro cometido pela defesa da casa.

A dupla de centrais sportinguista, Duarte Correia e Rafael Piedade, não se entendeu no momento de construção e a bola chegou até Tomás Peixoto, que aos 18 minutos estabeleceu um empate que, dado o equilíbrio, se prolongou.

O FC Porto terminou o primeiro tempo com um par de boas situações para marcar e o Sporting respondeu na mesma 'moeda' aos 58', quando Guilherme Carvalho evitou, sobre a linha, o golo a Estefânio Rúben.

O empate parecia teimar até final, mas as opções lançadas em jogo pelo técnico leonino, Bernardo Bruschy, surtiram o efeito que desejava quando a partida se encontrava a instantes do final, aos 80+1.

António Gil, que havia entrado... segundos antes, assumiu a marcação de um livre lateral próximo da área portista e cruzou ao segundo poste, onde Manuel Lamúria surgiu a cabecear certeiro para a vitória do Sporting.

Face ao triunfo alcançado, o leão recuperou terreno para o pódio, tirando proveito do empate caseiro do Boavista frente ao Vitória de Guimarães (0-0), chegando aos 15 pontos, que o colocam a um dos 16 dos axadrezados. Já o FC Porto mantém o segundo posto, mas viu agravado o atraso para o Benfica, que derrotou o SC Braga e prolongou o pleno de vitórias com 24 pontos em oito jornadas, mais cinco que os dragões, que contam 19.