Gil Vicente: estreias na Taça de Portugal têm dado alegrias aos galos
O Gil Vicente tem feito das estreias na Taça de Portugal um hábito de sucesso. Nas últimas dez edições, os gilistas só foram eliminados no primeiro jogo uma vez, em 2017/2018 frente ao Moura (1-0), numa época em que os galos ainda militavam na Liga 2. Desde então, somam seis vitórias consecutivas na entrada na prova rainha. Em oito das dez últimas estreias, os minhotos nem sequer sofreram golos, em eliminatórias sempre disputadas fora de casa.
O histórico recente confirma a tendência positiva dos minhotos: Belenenses (2-0 e 2-1), Serpa (3-0), Condeixa (5-0), ARC Oleiros (0-0, 4-2 g.p.) e Penafiel (2-0) foram as vítimas mais recentes. É preciso recuar até 2015/2016 para encontrar uma estreia com mais de um golo sofrido (5-3 frente ao Oliveira do Douro) e até 2017/2018 para encontrar o único desaire.
Em 2025/2026, os gilistas chegam à estreia na Taça depois de um arranque de temporada sólido. A equipa de César Peixoto ocupa o quarto lugar da Liga Portugal Betclic após oito jornadas, com cinco vitórias, um empate e duas derrotas, somando dez golos marcados e apenas quatro sofridos. No sábado, 18 de outubro, os galos visitam o Académico de Viseu na 3.ª eliminatória, com o objetivo de manter a tradição. O treinador já poderá contar com um plantel mais completo: além dos internacionais que regressam durante a semana, Tidjany Touré e Carlos Eduardo recuperaram de lesão e já participaram no particular frente ao Paços de Ferreira, disputado na sexta-feira, com vitória gilista por 2-1.