Ogier furou na última especial do dia na Arábia Saudita
Ogier furou na última especial do dia na Arábia Saudita - Foto: IMAGO

Sébastien Ogier a 65,66 km do 9.º título mundial

Piloto francês da Toyota é sexto na Arábia Saudita. Se a classificação se mantiver como está no último dia do rali, este sábado, conquistará o cetro com um ponto de vantagem sobre Evans

O letão Martin Sesks (Ford Puma) voltou à liderança do Rali da Arábia Saudita, última etapa do Mundial, após penalização do francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20), que chegou cedo demais ao parque de assistência e acabou por ser punido em um minuto.

Fourmaux havia fechado o dia na frente, mas a penalização derrubou-o para a quarta posição. Com isso, Sesks passou a comandar a corrida, com 3,4 segundos de vantagem sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20) e 41,5 sobre o japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris).

«Não sei bem o que aconteceu. Agora é hora de focar na nossa prova e deixar a equipa investigar», comentou Fourmaux, que ainda enfrentou um pneu furado na última especial do dia.

O dia ficou marcado por uma verdadeira epidemia de furos, que atingiu desde os favoritos até aos candidatos ao título: Elfyn Evans, Sébastien Ogier e Kalle Rovanpera, todos em Toyota Yaris, sofreram com problemas nas últimas especiais.

Rovanpera, campeão em 2022 e 2023, terminou o dia em quinto.

Ogier, que procura na Arábia Saudita o seu nono título mundial, o que o colocaria lado a lado com o recordista Sébastien Loeb, baixou à sexta posição. Se a classificação se mantiver, o francês alcança o seu objetivo, com um ponto de vantagem sobre Evans. O britânico também furou logo no início do dia e ocupa a oitava posição, a mais de 2 minutos e meio de Ogier.

Para sábado, estão programados os últimos três troços do rali, num total de 65,66 quilómetros cronometrados - o que poderá separar Ogier da glória.

Ogier arriscou na última especial e seguiu com um pneu furado, evitando parar para trocar a roda e perder mais de dois minutos. O francês conseguiu minimizar o prejuízo, cedendo apenas 23 segundos e perdendo o quinto lugar para Rovanpera por meros 0,2 segundos.

O estónio Ott Tanak (Hyundai i20) também sofreu um furo, na roda traseira esquerda, que danificou parte da carroçaria. Mesmo assim, parou na pista para não atrapalhar Sesks. Sami Pajari (Toyota Yaris) também enfrentou problemas e caiu para sétimo, entre Ogier e Evans. Neuville ainda teve o seu dia complicado por um amortecedor quebrado pela manhã.