Sébastien Ogier (Toyota Yaris) cada vez mais perto do 9.º título mundial de ralis

Fourmaux lidera na Arábia e Ogier em vantagem no Mundial

Sébastien Ogier fechou o primeiro dia completo do Rali da Arábia Saudita na sétima posição, a 44,2 segundos do líder, e com margem confortável sobre os rivais na corrida ao título

O francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20) terminou esta quinta-feira na liderança do Rali da Arábia Saudita, última prova do Mundial de Ralis (WRC), após um dia marcado pela dureza dos troços e por várias alterações no topo da classificação.

Fourmaux completou as sete especiais com o tempo total de 1:18.45,3 horas, garantindo uma vantagem de seis segundos sobre o finlandês Sami Pajari (Toyota Yaris), que chegou a comandar durante a tarde, e de 6,9 segundos sobre o letão Martin Sesks (Ford Puma), dominador da sessão matinal.

Nas contas do campeonato, Sébastien Ogier (Toyota) fechou o dia na sétima posição, a 44,2 segundos do líder, mas com uma margem confortável sobre os rivais diretos. O francês, oito vezes campeão do mundo, tem agora 37 segundos de vantagem sobre Kalle Rovanpera (Toyota), oitavo classificado após sofrer dois furos. Já o britânico Elfyn Evans, atual líder do campeonato, é nono, a 1.25,3 minutos de Fourmaux e a 41,1 segundos de Ogier.

Com estes resultados provisórios, Ogier seria o virtual campeão mundial, ultrapassando Evans por um ponto, numa luta a três que continua totalmente em aberto.

O dia começou com Martin Sesks em destaque, vencendo duas especiais e liderando a manhã. Contudo, um furo à tarde fez o letão descer ao terceiro lugar. Sami Pajari ainda assumiu o comando por um troço, mas também não escapou aos problemas de pneus, terminando o dia no segundo posto. A consistência de Fourmaux acabou por ser decisiva para fechar a jornada na frente.

«Estou muito satisfeito com o dia. Era importante encontrar o equilíbrio entre atacar e poupar o carro e os pneus, e conseguimos fazê-lo bem», destacou o líder da Hyundai, satisfeito também com a sua posição de partida para a etapa de sexta-feira.

Na próxima jornada, os pilotos enfrentam seis troços, totalizando 142 quilómetros cronometrados, numa etapa que poderá ser determinante tanto para o rali como para o desfecho do campeonato.