Ott Tanak (Hyundai i20) arrancou melhor no Rali da Arábia Saudita

Tanak entra a liderar na Arábia e Ogier mais perto do título

Estónio foi o mais rápido na superespecial de abertura da prova saudita, decisiva para a conquista do cetro mundial

O estónio Ott Tanak (Hyundai i20) lidera o Rali da Arábia Saudita, após vencer a superespecial de abertura da última prova do Mundial de Ralis (WRC). O campeão de 2019 completou os 5,22 km em 3.53,3 minutos, deixando Sébastien Ogier (Toyota Yaris) a 1,2 segundos e o letão Martin Sesks (Ford Puma) a 1,6 segundos.

A luta pelo título continua aberta entre três pilotos, mas, por agora, o dia acabou por sorrir a Ogier. O francês arrancou para a prova com três pontos de desvantagem face a Elfyn Evans (Toyota Yaris), mas o britânico terminou apenas em quinto, a 2,1 segundos de Tanak, atrás também de Thierry Neuville (Hyundai i20), que foi quarto.

Kalle Rovanpera (Toyota Yaris), o terceiro candidato ao título e a 24 pontos de Evans, também não teve um início brilhante: foi sexto, logo atrás do britânico, a 2,5 segundos do líder da etapa.

Evans tenta conquistar o seu primeiro título mundial, enquanto Ogier procura o nono - e a oportunidade de igualar Sébastien Loeb, recordista com os títulos entre 2004 e 2012. Com 35 pontos ainda em jogo, continuam separados por apenas três pontos.

Esta quinta-feira traz sete especiais, num total de 107 quilómetros cronometrados. Como líder do campeonato, Evans abrirá as pistas do deserto saudita, com Ogier a vigiar-lhe de perto o andamento.