FC Porto: André Villas-Boas na Suíça para reunião ao mais alto nível
O presidente do FC Porto, André Villas-Boas, encontra-se na Suíça para marcar presença na reunião do Comité de Competições de Clubes da UEFA, que se realiza esta quinta-feira. Reconhecido pela sua voz ativa, o dirigente junta-se aos seus pares para debater temas estruturais que moldarão a indústria do futebol a curto e longo prazo.
A agenda do encontro reveste-se de capital importância, tendo como ponto nevrálgico a aprovação formal dos regulamentos para a época 2026/27. Em cima da mesa estão as normas que regerão a UEFA Champions League, Europa League, a Conference League e a Youth League. Serão definidos e votados os princípios para os sorteios das fases de qualificação, um detalhe técnico com impacto direto no planeamento desportivo dos clubes da elite europeia.
Será também deliberado o uso generalizado do sistema multibola, no qual as bolas são colocadas em cones ao redor do campo, como já acontece na Liga portuguesa, e analisada uma alteração na regra relativa à disponibilidade de jogadores lesionados para o controlo antidoping. A reunião servirá para escrutinar a atual temporada.
O comité fará o balanço da implementação da fase de liga — o formato que substituiu a tradicional fase de grupos —, analisando o seu impacto competitivo e comercial. Neste capítulo, a atualização sobre os pagamentos de solidariedade assume particular relevo. Será ainda feito o ponto de situação sobre a organização das finais das competições atuais.
Olhando para o horizonte, Villas-Boas participará na definição dos ciclos competitivos entre 2027 e 2031. Este segmento inclui atualizações sobre as vendas comerciais e um momento de brainstorming sobre a futura arquitetura regulamentar das provas, bem como o ponto de situação sobre as candidaturas para acolher as futuras finais da UEFA.