Premier League junta-se de novo à comunidade LGBTQ+ (IMAGO)
Premier League junta-se de novo à comunidade LGBTQ+ (IMAGO)

Após polémicas, Premier League lança nova campanha para promover os direitos LGBTQ+

Liga inglesa terminou com a parceira 'Rainbow Laces', que durava desde 2014

A Premier League vai lançar uma nova iniciativa de apoio à comunidade LGBTQ+ na próxima jornada, pondo fim à sua parceria com a instituição de caridade Stonewall, conhecida pela campanha Rainbow Laces.

A colaboração entre a liga inglesa e a Stonewall, iniciada em 2014, visava promover a igualdade no futebol, incentivando os jogadores a usar atacadores e braçadeiras de capitão com as cores do arco-íris. Agora, todos os jogos da primeira divisão, entre 6 e 12 de fevereiro, serão dedicados à nova campanha, intitulada Premier League With Pride.

Esta nova iniciativa incluirá publicidade LED nos estádios e material gráfico digital personalizado para todos os clubes. A campanha será lançada em parceria com a Switchboard, uma linha nacional de apoio à comunidade LGBTQ+.

Richard Masters, diretor-executivo da Premier League, comentou esta nova iniciativa: «Demonstra o nosso apoio contínuo à comunidade LGBTQ+ e o nosso compromisso em garantir que o futebol é para todos e que a inclusão está presente em todas as áreas do jogo. Queremos que todos os envolvidos no futebol se sintam bem-vindos, apoiados e confortáveis para serem eles próprios».

Esta novidade surge após a campanha ter criado alguma polémica na época passada: Sam Morsy, capitão do Ipswich Town, não usou a braçadeira arco-íris; Marc Guehi, capitão do Crystal Palace, escreveu «Eu amo Jesus» na sua; e o Manchester United cancelou os planos para usar um casaco de apoio à campanha LGBTQ+ devido à recusa de Mazraoui em vesti-lo.

A nova campanha terá uma forte componente visual nos estádios. Antes do apito inicial, os apanha-bolas segurarão uma bandeira no relvado, e haverá grafismos nos ecrãs do estádio, no painel do aperto de mão pré-jogo e nas placas de substituição de ambas as equipas. Treinadores, dirigentes e comentadores televisivos receberão pins para usar.

A vertente educativa também será reforçada, com o lançamento de novos recursos sobre inclusão. Os jogadores das academias, desde os sub-9 aos sub-21, receberão formação sobre identidade e inclusão, e os clubes terão de realizar sessões obrigatórias sobre igualdade, diversidade e inclusão.

Por sua vez, a Stonewall, cuja parceira com a Premier League terminou, afirma que continua empenhada em trabalhar com os clubes do campeonato. A instituição de caridade relançou a sua própria campanha Rainbow Laces no mês passado, com um foco mais abrangente e contínuo, em vez de se concentrar em datas específicas.

Um porta-voz da Stonewall disse à BBC que a campanha com a Premier League «mudou significativamente o panorama, mas ainda há muito a fazer». E acrescentou: «Nestes tempos turbulentos, muitos na comunidade LGBTQ+ sentem-se cada vez mais ansiosos e preocupados. A ligação entre saúde mental e exercício está bem documentada. Por isso, renovámos a campanha para garantir que continua a ser relevante na era moderna e uma força poderosa para a inclusão LGBTQ+ no movimento, no exercício e no desporto».