Vettel analisa luta pelo título na F1: «A evolução de Verstappen é assustadora»
O antigo campeão mundial Sebastian Vettel partilhou a sua análise sobre os três candidatos ao título de Fórmula 1, numa altura em que a luta pelo campeonato entra nas suas duas semanas decisivas. Segundo o alemão, Max Verstappen tem a vantagem de estar sob menor pressão na luta pelo título de F1 do que Lando Norris e Oscar Piastri, e a sua contínua evolução é «assustadora».
Verstappen chega às duas últimas corridas da temporada com uma inesperada oportunidade de conquistar o seu quinto campeonato consecutivo, após uma sequência de quatro vitórias nas últimas sete provas. A desclassificação dos pilotos da McLaren em Las Vegas, devido a desgaste excessivo no fundo plano, colocou o piloto da Red Bull (que venceu a última corrida) empatado em pontos com Piastri e a apenas 24 pontos do líder Norris.
Questionado no podcast Beyond the Grid da F1 sobre se a experiência de Verstappen lhe confere menor pressão, Vettel foi categórico: «Neste momento, sim, também porque ele já venceu campeonatos. Poucas pessoas ganharam tantos. Ele não precisa de provar a si mesmo que consegue vencer um campeonato.»
Vettel, o primeiro tetracampeão mundial da Red Bull, destacou a mentalidade do holandês:
«Na posição em que se encontra agora, na luta pelo título, a mentalidade é: 'ok, só tenho de fazer tudo na perfeição e, se resultar, resultou. Se não, paciência'.»
O alemão sublinhou as qualidades que mais o impressionam no piloto neerlandês: «Acho que o mais assustador é que ele continua a melhorar. Continua com fome de vencer, continua disposto a aprender.»
Para Vettel, o segredo do holandês não está apenas no talento: «O ingrediente principal é a sua cabeça. Nas situações chave, quando é mais importante, ele mantém a calma, raramente comete erros e cumpre quando é preciso.»
A Opinião sobre Norris e Piastri
Vettel expressou a sua admiração pelo líder do campeonato, Lando Norris, elogiando o seu regresso à melhor forma após uma fase mais inconsistente: «Torna ainda mais forte ver como ele recuperou. Estou muito impressionado com a sua pilotagem. O fim de semana no México foi provavelmente um dos melhores que ele já teve.»
Sobre Oscar Piastri, que procura o seu primeiro título na F1, o alemão acrescentou: «Ele tem uma cabeça muito madura sobre os ombros. Muita inteligência de corrida. Com o tempo, ele irá certamente melhorar.»