Fórmula 1: McLaren pode conquistar o título já em Baku
A McLaren pode assegurar o seu segundo título mundial consecutivo de construtores na Fórmula 1 já este mês, em Baku. Na temporada de 2025, Oscar Piastri e Lando Norris registaram 12 vitórias em 16 corridas, tornando a conquista do título de construtores uma questão de tempo.
No entanto, para a construtora britânica triunfar já na próxima corrida, é preciso que estejam reunidas determinadas condições. Após Monza, a McLaren lidera a classificação, com 337 pontos à frente da Ferrari, e após o Azerbaijão restarão 346 pontos para serem distribuídos. Isto significa que, em Baku, a equipa de Piastri e Norris precisa apenas de conquistar mais nove pontos do que a Ferrari para garantir o título.
Outra condição adicional é que os pilotos da McLaren não podem somar menos 12 pontos do que a Mercedes, ou 33 ou mais do que a Red Bull, o que parece difícil de alcançar.
Mas se isso se concretizar, a McLaren garantirá o título de construtores após a corrida em Baku, sete rondas antes do final da temporada. Assim, Oscar Piastri e Lando Norris irão superar o recorde da Red Bull de 2023, quando, numa temporada em que a equipa dominou do início ao fim, Max Verstappen e Sergio Pérez conquistaram o título de construtores seis corridas antes do final da campanha.
O Grande Prémio do Azerbaijão disputa-se no fim de semana de 19 a 21 de setembro. A corrida está agendada para domingo, a partir das 12h00 (hora de Portugal de Continental).