Flamengo perde nos penáltis e Vítor Pereira falha terceiro título

O Flamengo, orientando por Vítor Pereira, falhou a conquista da Recopa Sul-Americana, troféu correspondente naquele continente à Supertaça Europeia. Após derrota sofrida no encontro da primeira mão diante do Independiente del Valle, no Equador (0-1), a equipa do treinador português ainda anulou a desvantagem (1-0), mas viria a ser batida no desempate por grandes penalidades, por 4-5.


Apresentando-se perante mais de 70 mil espectadores nas bancadas, o Flamengo cedo se lançou em busca do golo. E conseguiu, logo aos 16 minutos, colocar a bola no fundo da baliza da equipa equatoriana, por Pedro, mas o lance viria a ser anulado por fora de jogo. Mais com o coração do que com a cabeça, atirou também a bola aos ferros em duas ocasiões (uma por Thiago Maia, outra por Ayrton).

O Independiente del Valle, que até maio do ano passado foi comandado pelo também português Renato Paiva, esteve sempre muito tímido na frente, agarrando-se ao golo solitário do encontro da primeira mão, realizada a 22 de fevereiro, marcado pelo defesa-central Carabajal.

Porém, no último minuto da partida (90+6’) o Maracanã explodiu de alegria, com intervenção direta de dois jogadores que passaram pelo Benfica: Gabigol ‘encontrou’ Everton dentro da área e este colocou no meio para o disparo vitorioso do uruguaio De Arrascaeta. Mas se este foi herói ao levar o jogo para prolongamento, acabou também por ser depois vilão no desempate por grandes penalidades. Foi o único a permitir a defesa de Moisés Ramírez, o guarda-redes da equipa equatoriana, que fez assim a festa em pleno Maracanã. 

Vítor Pereira perdeu, desta forma, o terceiro título desde que assumiu o comando do popular clube do Rio de Janeiro, proveniente do Corinthians (estreou-se a 15 de janeiro). A esta Recopa juntam-se a Supertaça do Brasil (derrota por 3-4 frente ao Palmeiras) e o Mundial de Clubes (eliminado nas meias-finais pelo Al-Hilal, por 2-3).