Palavras de Francesco Farioli em relação ao penálti falhado pelo avançado espanhol

Farioli e o falhanço de Samu: «Se no próximo jogo houver um penálti…»

Declarações do treinador do FC Porto à Sport TV após o empate (1-1) com o Viktoria Plzen na 7.ª jornada da Europa League, marcado pela grande penalidade desperdiçada pelo avançado espanhol, a segunda em jogos consecutivos

— O FC Porto começou bem o jogo, mas na primeira vez que o Viktoria Plzen atacou, marcou.

— Tivemos três remates e três cantos nos primeiros cinco minutos. Depois pagámos o preço… acho que eles só fizeram dois remates à baliza e um deles foi golo. O nosso desejo de atacar fez com que não fôssemos tão eficazes na área de finalização, mas tentámos de tudo no ataque. Acabámos com dois avançados, com Bednarek na frente. Não foi o resultado que merecíamos, mas às vezes temos de aceitar isso. O espírito foi muito bom, este sentimento de união, mesmo com os erros… com o Samu a reação foi ótima e só para clarificar, no próximo jogo, se houver um penálti, o Samu vai marcá-lo.

— Sente que Samu carrega muito peso consigo?

— Não. Samu é um grande jogador, mas é um rapaz jovem, convém não esquecer isso. Está sempre a lutar, às vezes até contra ele próprio, e o seu espírito é contagiante de uma forma positiva e exige muito de si mesmo. Quer sempre ter a melhor exibição possível. Nos últimos dois jogos não teve sorte com os penáltis, mas quando surgir o próximo, Samu vai pegar na bola e vai colocá-la na rede.

— Sentiu que o FC Porto podia virar o jogo?

— Não quero criticar o adversário, mas o tempo de jogo foi muito baixo. O problema foi deixarmos o adversário perder tempo a qualquer oportunidade que tinham, cada pontapé de baliza demorou mais de um minuto, só existiam quatro penáltis à volta do campo e isto numa competição UEFA é vergonhoso.

Galeria de imagens 27 Fotos

— Continua a ser um ponto muito importante?

— Claro, este grupo quer ganhar tudo, está a jogar com muito desejo e acho que merecíamos mais, mas temos de aceitar este resultado. Claro que o ponto é importante. Na época passada, com o Ajax, estivemos fora do top-8, com o Ajax, com um golo sofrido nos minutos finais. Temos de aceitar este ponto e no próximo jogo faremos o nosso trabalho contra o Rangers.