Nicolás Otamendi marcou de penálti no último jogo em casa pela Argentina
Nicolás Otamendi marcou de penálti no último jogo em casa pela Argentina

FIFA perdoa castigo e Otamendi é opção para o primeiro jogo do Mundial

Defesa do Benfica foi expulso no último encontro da Argentina na fase de qualificação, assim como Caicedo no Equador

A FIFA aprovou o pedido de amnistia apresentado pela Associação de Futebol Argentino (AFA), permitindo que Nicolás Otamendi participe no primeiro jogo da Argentina no Mundial 2026, o último da sua carreira. O central estava suspenso devido a um cartão vermelho visto na fase de qualificação.

A decisão do organismo máximo do futebol mundial surge poucas horas após a AFA ter formalizado o pedido. A amnistia, confirmada através de um comunicado oficial, baseia-se numa alteração a um dos artigos do regulamento do Campeonato do Mundo e abrange também o equatoriano Moisés Caicedo, que havia sido expulso na mesma jornada.

Desta forma, o atleta do Benfica fica disponível para o selecionador Lionel Scaloni para o jogo de estreia contra a Argélia, agendado para terça-feira, 16 de junho. Por sua vez, Caicedo poderá alinhar pela sua seleção, orientada por Sebastián Beccacece, no encontro frente à Costa do Marfim, no domingo, 14 de junho.

A notícia representa um alívio para Scaloni. Curiosamente, Otamendi foi expulso no último jogo em Portugal, ao ver um vermelho direto em Famalicão. Não vai defrontar o SC Braga, mas poderá fazer o seu último jogo pelos encarnados no Estoril, a última jornada da Liga.

A disponibilidade do experiente central torna-se ainda mais relevante dado que as outras opções para o eixo da defesa, Lisandro Martínez e Cuti Romero, também enfrentam contratempos. O jogador do Manchester United cumpriu recentemente uma suspensão de três jogos por puxar o cabelo a Dominic Calvert-Lewin e tem apenas mais três partidas pelos red devils antes do Mundial. Já o defesa do Tottenham continua a recuperar de uma lesão no ligamento colateral do joelho direito, o que o fará chegar à competição sem minutos de jogo pelo seu clube.

Recorde-se que a expulsão de Otamendi ocorreu a 10 de setembro, em Guayaquil, durante a derrota da Argentina por 0-1 frente ao Equador, no último jogo da fase de qualificação para o Mundial. Aos 31 minutos, o defesa derrubou Enner Valencia quando este se isolava perante o guarda-redes Dibu Martínez, levando o árbitro a mostrar-lhe o cartão vermelho direto. A sanção inicial da FIFA incluía um jogo de suspensão e uma multa de 5.000 mil euros para a AFA, castigo que agora foi levantado.

A iniciar sessão com Google...