Athletic Bilbao volta a poder inscrever jogadores - Foto: IMAGO

FIFA levanta proibição e Ath. Bilbao volta a poder inscrever jogadores

Clube basco tinha sido impedido de inscrever atletas nas próximas três janelas de transferências

A FIFA levantou a sanção que impedia o Athletic Bilbao de inscrever jogadores durante três janelas de transferências. A decisão surgiu após o clube basco ter resolvido uma «divergência nos direitos de formação» com o Pumas, do México, relacionada com o guarda-redes Alex Padilla.

O organismo que tutela o futebol mundial havia incluído o Athletic na lista de clubes proibidos de registar atletas devido a este litígio. No entanto, fontes próximas da direção do clube garantiram à imprensa espanhola que a situação está regularizada. «A FIFA confirmou ao Athletic que cumpriu o requisito exigido para sair da Lista de Proibição de Registo e que, num prazo máximo de 5 dias, desaparecerá da mesma», asseguraram.

Recorde-se que o conflito teve origem no regresso antecipado de Alex Padilla, que estava emprestado ao Pumas desde janeiro de 2025. O guarda-redes, habitualmente titular na Taça por opção de Ernesto Valverde, treinador dos bascos, tinha acordo de cedência por uma temporada, com opção de prolongamento por mais uma.

Contudo, a saída de Agirrezabala por empréstimo para o Valência levou o Ath. Bilbao a acionar uma cláusula de retorno. Esta operação implicou o pagamento de 300 mil euros e gerou a discordância com o clube mexicano sobre a compensação pelos direitos do jogador, uma questão que o emblema basco já solucionou.