FC Porto: o plano de Farioli para aprimorar um dos reforços de inverno
Mais do que nunca, o FC Porto de Francesco Farioli está necessitado de soluções para a frente de ataque. Depois do duro golpe que representou a lesão grave sofrida por Luuk de Jong, ainda em dezembro, os dragões sofreram novo revés com o problema ligamentar de Samu, que vai manter o goleador-mor da equipa afastado da competição até ao final da época, Mundial incluído.
Domingo, na visita ao Nacional, é de esperar que Deniz Gul assuma a titularidade no eixo ofensivo, mas, entretanto, há outro ponta de lança que vai aproveitando o tempo no Olival para, a curto prazo, ser capaz de se apresentar como solução igualmente viável para o problema atacante dos azuis e brancos.
Falamos, claro está, de Terem Moffi. Contratado ao Nice na reta final do mercado de inverno, a título de empréstimo, o internacional nigeriano já esteve no banco dos dragões no clássico da última segunda-feira, com o Sporting, mas é sabido que ainda não alcançou os índices físicos ideais. Um aspeto tremendamente importante na ideia de jogo de Farioli, que, por sua vez, conhece ao pormenor o dianteiro de 26 anos, que já orientou em 2023/24, na passagem pelo emblema da Côte d'Azur.
Nesse sentido, A BOLA apurou que Moffi tem seguido um plano de treinos específico no CTFD Jorge Costa, de forma a maximizar o tempo e poder recuperar os parâmetros desejados com a maior brevidade possível. O possante dianteiro tem alternado dias de maior afinco, que implicam horas extra no ginásio e no relvado do Olival, com uma gestão minuciosa das cargas físicas.
Nada fora do comum, até atendendo ao facto de que Moffi integra as sessões de treino coletivas com total normalidade desde que chegou, mas que se reveste de alguma importância se atendermos ao facto que os últimos minutos de competição que disputou datam de há mais de dois meses. O último jogo do ponta de lança pelo Nice data de 30 de novembro: nessa data, fez 90 minutos na derrota com o Lorient, a que se seguiu o alegado episódio de agressões perpetradas pos adeptos do Le Gym a alguns jogadores, entre eles Terem Moffi.
Um ponto a favor do reforço é o facto de já conhecer os contornos da forma de jogar do FC Porto. A juntar a isto, o jogador acredita que o reencontro com Farioli pode ajudá-lo a recuperar a versão que, em 2023/24 e antes de sofrer uma lesão complicada joelho esquerdo, aterrorizou linhas defensivas no futebol francês. Moffi está a trabalhar com esse intuito e o FC Porto vai auxiliando o jogador. Se a resposta foi positiva, a história pode prolongar-se para lá desta época, uma vez que a SAD azul e branca reservou o direito a exercer uma opção de compra no valor de 8 milhões de euros...