A Ferrari apresentou esta sexta-feira o carro para a temporada de 2026, o SF-26, a nova arma da Scuderia para Charles Leclerc e Lewis Hamilton

Ferrari revela carro para 2026: o SF-26 entra já em pista (vídeo e fotos)

Charles Leclerc e Lewis Hamilton já vão conduzir os novos carros

A Ferrari apresentou esta sexta-feira o carro para a temporada de 2026, o SF-26. A nova arma da Scuderia deverá dar a Charles Leclerc e Lewis Hamilton a oportunidade de lutar na frente do pelotão, tanto por vitórias em corridas individuais como pelo título mundial.

Galeria de imagens 5 Fotos

Conforme anunciado no mês passado, a equipa italiana mantém o seu plano tradicional de apresentar o novo carro no mesmo dia em que fará as suas primeiras voltas em Fiorano. Lewis Hamilton e Charles Leclerc terão a oportunidade de percorrer os primeiros quilómetros com o novo monolugar da Ferrari para a temporada de 2026.

A Scuderia procura recuperar de uma campanha dececionante em 2025, na qual caiu para o quarto lugar no campeonato de construtores. O foco principal durante a temporada foi a difícil adaptação de Hamilton à Ferrari, que o levou a não conseguir um único pódio pela primeira vez na sua carreira. Isto deixou Leclerc a liderar a luta da Ferrari na frente. Charles alcançou sete pódios ao longo do ano e terminou em quinto lugar no campeonato de pilotos – apenas uma posição à frente de Hamilton.

O chefe de equipa, Frédéric Vasseur, prometeu que em Maranello adotariam uma abordagem «agressiva» na criação do novo carro, que deverá adequar-se melhor a Hamilton. O piloto britânico teve dificuldades com os carros projetados para a já terminada era do 'efeito solo', na qual a Mercedes perdeu competitividade e a Red Bull, com Verstappen, conquistou quatro títulos mundiais consecutivos. Esta é a continuação de uma preparação extremamente focada para a nova era da F1, tendo a Ferrari sido uma das primeiras equipas a redirecionar todo o seu desenvolvimento aerodinâmico para o monolugar de 2026, já em abril.

«O SF-26 marca o início de uma nova era tanto para a Fórmula 1 quanto para a Ferrari, com novos regulamentos no mesmo ano tanto para o chassis quanto para a unidade de potência, mas também em relação ao combustível e às dimensões dos pneus. Este monolugar é o resultado de um enorme esforço coletivo e representa o início de um caminho completamente novo, construído em torno de um novo conjunto de regulamentos, que inevitavelmente trazem muitos incógnitas» transmitiu Vasseur.

Antes de começarem os comentários sobre a aparência do pacote aerodinâmico do SF-26 e que outras alterações o carro poderá sofrer durante os testes, é de notar a interessante decisão de um forte regresso do branco ao esquema de cores do carro. Esta escolha remete para há cerca de uma década, quando Sebastian Vettel era o líder da equipa, e também para a aparência dos monolugares da Scuderia nas décadas de 70 e 90, com a cobertura do motor ou a entrada de ar acima da cabeça do piloto quase totalmente brancas.

«Todos começam do zero, por isso o campo fica nivelado», afirmou Hamilton. «Depois passa tudo muito pelo desenvolvimento: quem consegue desenvolver mais rápido, quem surge com as melhores ideias e, acima de tudo, uma equipa unida a crescer ao mesmo ritmo. Como piloto, estar envolvido desde o início no desenvolvimento de um monolugar tão diferente foi um desafio particularmente fascinante, trabalhando de perto com os engenheiros para estabelecer uma direção clara para o mesmo», completou.

Todas as equipas estão a intensificar a sua preparação para os testes privados em Barcelona, que se realizarão na próxima semana (26 a 30 de janeiro). No circuito da Catalunha, cada equipa terá o direito de testar em três dos cinco dias disponíveis.