André Villas-Boas liderou a comitiva azul e branca, composta por 28 jogadores

FC Porto: várias novidades nos convocados para o Mundial de Clubes

‘Bês’ Gabriel Brás, André Oliveira e Ángel Alarcón chamados por Martín Anselmi. Eustáquio e Deniz Gul juntam-se à comitiva mais tarde nos Estados Unidos. Grujic e Samuel Portugal ficam no Porto e Gabri Veiga é atração nos eleitos

Martín Anselmi elaborou uma lista de 28 convocados para o Campeonato do Mundial de Clubes, que se realiza nos Estados Unidos. Nas escolhas do treinador há a destacar a chamada dos ‘bês’ Gabriel Brás (defesa-central), André Oliveira (médio) e de Ángel Alarcón (extremo), que se vão mostrar ao treinador portistas na competição organizada pela FIFA. Além disso, destaque para a chamada do reforço Gabri Veiga, que se revela uma verdadeira atração para os adeptos em terras de Tio Sam, um jogador que custou 15 milhões de euros aos cofres da SAD liderada por André Villas-Boas.

De volta ao seio do plantel estão Diogo Costa e Rodrigo Mora, recentes vencedores da Liga das Nações, bem como Samu, finalista vencido no duelo de Munique com a seleção das quinas, que bateu ‘La Roja’ nos penáltis, após um empate de 2-2 que subsistiu no prolongamento. 

De resto, o líder técnico dos azuis e brancos chamou todos os jogadores que compõem o plantel principal, à exceção de Grujic, que, apesar de já fazer treino condicionado, não tem ritmo competitivo para jogar nos Estados Unidos, bem como Samuel Portugal, este pelo facto de o treinador argentino entender que não estaria a 100 por cento para jogar por vir de uma lesão no cotovelo. Outro jogador de fora das opções é Tiago Djaló, que se treina à parte, depois de ter infringido o regulamento disciplinar várias vezes durante a temporada. 

Refira-se, noutro âmbito, que o médio Eustáquio e o avançado Deniz Gul estão convocados para o Mundial de Clubes, mas vão juntar-se aos companheiros mais tarde. Os jogadores azuis e brancos foram cedidos neste período da FIFA e integraram o grupo de trabalho apenas depois dos compromissos com a Costa do Martim e México, respetivamente. 

Refira-se ainda, por último, que André Villas-Boas liderou a comitiva portista e tratará dos Estados Unidos de vários dossiês relativos à construção do plantel versão 2025/2026, que já tem um reforço: Gabri Veiga. Ainda assim, o líder portista conta fechar nas próximas semanas mais algumas aquisições, sendo que há um segundo período de inscrições para quem passar à fase a eliminar da competição, de 27 de junho e 3 de julho. Os vice-presidentes Tiago Madureira e João Begonha Borges, Michele Montesi (chief strategy officer), o diretor desportivo Andoni Zubizarreta e diretor do futebol profissional Jorge Costa também integram a comitiva portista que viajou em voo charter rumo aos Estados Unidos. 

A lista completa de convocados: 

Guarda-redes: Diogo Costa, Cláudio Ramos e Diogo Fernandes.

Defesas: João Mário, Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Zé Pedro, Otávio, Marcano, Eustáquio (junta-se mais tarde), Gabriel Brás, Zaidu e Francisco Moura

Médios: Alan Varela, Tomás Pérez, André Franco, Vasco Sousa, Gabri Veiga,  André Oliveira, Rodrigo Mora e Fábio Vieira

Avançados: Samu, Danny Namaso, Pepê, Gonçalo Borges, Deniz Gul (junta-se mais tarde), Ángel Alarcón e William Gomes

O FC Porto ficou no Grupo A do Mundial de Clubes juntamente com Palmeiras (Brasil), Al Ahly (Egito) e Inter Miami (Estados Unidos). O Mundial de Clubes será disputado por 32 equipas e realiza-se entre 15 de junho e 13 de julho em 11 cidades e 12 sedes norte-americanas. Os dois primeiros classificados de cada um dos oito grupos qualificam-se para os oitavos de final, sendo que, a partir daqui, todas as eliminatórias se decidem num só jogo. Nos oitavos de final, as equipas que seguirem em frente no grupo do FC Porto defrontam as duas equipas que se qualificarem no Grupo B.

Sugestão de vídeo:

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa.