FC Porto: o prazo para decidir sobre a opção de renovação de Luuk de Jong
Chegou o 'dia D' para Luuk de Jong. O ponta de lança, conforme Francesco Farioli avançou após a vitória do FC Porto em Tondela (2-0), no domingo, não voltará a jogar na temporada em curso, fruto da rotura parcial que sofreu no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Esta terça-feira, será tomada a decisão final sobre a realização — ou não — de uma intervenção cirúrgica ao internacional neerlandês. Nesta altura, a operação afigura-se como a via mais provável, mas o veredicto sobre o caminho a seguir em termos clínicos só será conhecido nas próximas horas, após ponderação conjunta entre jogador, departamento médico, equipa técnica e SAD azul e branca.
A alternativa à cirurgia passa pela realização de um tratamento conservador, que também levaria o seu tempo. Contudo, atendendo à idade de Luuk (35 anos), é de esperar que a opção passe mesmo pela mesa de operações, de forma a reparar de forma definitiva a mazela no joelho esquerdo — e consequente fortalecimento —, minimizando o risco de recidivas após o processo de recuperação.
A situação em que De Jong se encontra levanta, em simultâneo, outra questão, relacionada com o futuro do jogador e a respetiva ligação ao FC Porto. O contrato do dianteiro é válido até ao final de 2025/26, mas no momento da assinatura, no início de agosto, ficou estipulado que o acordo entre as partes contemplaria outra época de opção. Nesse sentido, A BOLA apurou que a SAD do FC Porto ainda não tomou uma decisão em relação à renovação do camisola 26, tendo até à próxima semana para fazê-lo.
Até lá, vários fatores serão tidos em conta. Se, por um lado, Luuk de Jong representa um importante suplemento de experiência no plantel às ordens de Farioli, a natureza delicada da lesão sofrida, aliada à idade do jogador e respetivo encargo salarial, pode ter peso importante na deliberação final dos dragões.
Certo é que, mesmo que o experiente neerlandês não permaneça de azul e branco para lá da presente temporada, continuará a desempenhar papel de vulto nos bastidores portistas, consequência da tal rodagem internacional adquirida ao longo de mais de uma década ao mais alto nível, com passagens por clubes como Newcastle, PSV, Sevilha e Barcelona, entre outros. «O Luuk encontra sempre formas de ajudar, com a sua liderança e caráter. Vai ficar connosco, vai estar perto de nós e precisamos dele, não apenas como jogador, mas também como líder. Vai ajudar o Samu a evoluir, bem como o Deniz [Gul]», afiançou Farioli, em Tondela.