FC Porto não desiste de Deniz Gul
O diretor desportivo do Hammarby, Mikael Hjelmberg, garantiu ao portal Fotbollskanalen que recusou a oferta do FC Porto pelo atacante Deniz Gul, bem como para outros dois alvos cobiçados por clubes estrangeiros, Jusef Erabi e Bazoumana Touré. O dirigente afirmou que não houve proposta concreta, apenas uma oferta que os suecos não validaram, pelo facto de também a janela de transferência de jogadores no país fechar no dia 26, segunda-feira.
Contudo, segundo apurou A BOLA, o FC Porto não só não saiu de cena como está empenhado em garantir o internacional sub-21 pela Suécia e, nesse sentido, as conversas entres os clubes continuam e os azuis e brancos estão dispostos a apresentar uma proposta oficial, até porque Deniz Gul é visto como uma aposta que pode render bastante no futuro.
A janela de transferências na Suécia fecha no próximo dia 26 e apesar das palavras do diretor desportivo, o Hammarby tem pelo menos um atacante na mira: trata-se de Nikola Vasic, que soma 12 golos no Brommapojkarna. O Hammarby pede valores a rondar os 5,3 milhões de euros, incluindo bónus montante que os dragões esperam poder negociar por baixo, oferecendo aos suecos outro tipo de contrapartidas.
Deniz Gul não vem com a missão de substituir Evanilson. É claramente um projeto do gabinete de 'Scouting' liderado por José Maia, ou seja, uma aposta de médio/longo prazo dos azuis e brancos destinada a recolher dividendos desportivos, em primeiro lugar, e financeiros no futuro.
Um dos jogadores sinalizados pelo FC Porto, Yáser Asprilla, que teve de sair da lista de desejos de Villas-Boas, é um bom exemplo para explicar a política do clube nesse domínio: o colombiano, que estava referenciado pelo 'scout' dos dragões, foi adquirido pelo Watford ao Envigado por €3 milhões, em 2022, e está agora cotado em €25 milhões pelo emblema da Championship inglesa. Deniz Gul também tem enorme potencial de valorização.