Francesco Farioli deixou o Ajax no final da época após perder o título nas últimas jornadas

FC Porto: Farioli disponível... mas a depender de Anselmi

Técnico italiano está disponível para rumar à Cidade Invicta, mas 'dragões' só irão avançar para a contratação de um novo treinador quando a situação de Anselmi estiver resolvida

Apesar de ainda não haver acordo, é certo que Martín Anselmi vai deixar o comando técnico do FC Porto, cinco meses depois de ter chegado à Cidade Invicta. Perante esta situação, a direção portista, liderada pelo presidente André Villas-Boas, já estuda alternativas.

Um dos nomes na lista dos azuis e brancos é Francesco Farioli, notícia reforçada pelo jornalista italiano Gianluca Di Marzio e que na quinta-feira A BOLA apontou como estando na lista dos dragões. O treinador italiano vê com bons olhos a mudança para o norte de Portugal, mas tudo dependerá da resolução do dossiê Anselmi, já que o FC Porto não irá avançar para a contratação de um novo técnico enquanto não chegar a acordo com o argentino para a rescisão do vínculo.

Esta não é a primeira vez que Farioli consta na lista do emblema portista. Em janeiro, após a saída de Vítor Bruno, o clube azul e branco fez uma abordagem pelo então treinador do Ajax, que recusou a proposta por estar focado no emblema neerlandês. O Ajax acabou por perder o campeonato, de forma estrondosa, para o PSV, depois de ter tido nove pontos de avanço a cinco jornadas do fim da Eredivisie.

A desilusão pelo título perdido levou o técnico a decidir abandonar o clube de Amesterdão, ao qual se tinha juntado no verão de 2024, proveniente do Nice. «Não é o que quero, mas acho que é necessário para o Ajax. Os objetivos do clube e os meus eram os mesmos, mas tínhamos ideias e visões diferente de como alcançá-los. Era difícil mudar tudo de uma vez, então achei melhor mudar uma coisa. E essa coisa sou eu», disse, na altura.

Recentemente, o italiano chegou a estar nas cogitações do SC Braga para suceder a Carlos Carvalhal, mas recusou rumar aos arsenalistas, que acabaram por contratar Carles Vincens.

Sugestão de vídeo