Mercado oficial: Tomás Pérez deixa o FC Porto
Agora sim, é oficial. O Atlético Mineiro anunciou durante a noite desta quinta-feira a contratação do médio argentino Tomás Pérez. O jovem de 20 anos chega ao Brasil para reforçar a posição de trinco no plantel, proveniente do FC Porto, por empréstimo até ao final da temporada (31 de dezembro de 2026) e com opção de compra: de 5 milhões de euros até maio e 5,5 milhões de euros a partir de junho, revelaram os dragões em comunicado.
𝑩𝒊𝒆𝒏𝒗𝒆𝒏𝒊𝒅𝒐, 𝑻𝒐𝒎𝒂́𝒔 𝑷𝒆𝒓𝒆𝒛! 🇦🇷
— Atlético (@Atletico) February 19, 2026
Revelado no Newell’s, com frequentes convocações para as categorias de base da Argentina e vinculado ao Porto, o meio-campista é o novo reforço Atleticano!
Contrato de empréstimo válido até o final do ano, com opção de… pic.twitter.com/Sdgn4FlUoH
Para lá da alínea descrita acima, ficou também acordada uma taxa de empréstimo variável entre os dois clubes, que começa nos 200 mil euros e que pode variar mediante o tempo de jogo do internacional sub-20 alviceleste. Se este atuar em menos de 30% dos jogos do Atlético Mineiro (mínimo de 45' em campo), o FC Porto encaixa os 200 mil euros. A verba vai diminuindo por patamares de percentagem, sendo que, se Tomás estiver em 60% ou mais partidas, o Galo nada terá de desembolsar.
A SAD portista reservou, ainda, o direito de fazer regressar o médio-defensivo de 20 anos, que só é válido até 31 de maio se o Atlético não ativar, claro está, a opção de compra e se Pérez não tiver atuado em mais de 30% dos jogos.
Formado no Newell's Old Boys, da Argentina, Tomás Pérez estava nos dragões desde a época passada, tendo realizado apenas 13 jogos pela equipa B dos dragões e nenhum pela equipa principal. A contratação de um médio defensivo era uma prioridade para o clube brasileiro desde o início do mercado de transferências.
À sua chegada a Belo Horizonte, o jogador mostrou-se polivalente, apesar de ter uma posição preferida. «Sempre joguei como primeiro médio. Mas posso fazer diferentes posições, conforme o que a equipa precisar, o que o treinador precisar. Primeiro tenho de fazer todos os exames, realizar uma série de coisas e esperamos que tudo se resolva», afirmou.
A imprensa brasileira garante que o clube já tinha tentado a contratação de outros jogadores para a mesma posição, como Matías Galarza, do Talleres, Lucas Torreira, do Galatasaray, e Fred, do Fenerbahçe, mas sem sucesso e esta foi a alternativa.
Tomás Pérez, que foi vice-campeão do mundo de sub-20 pela Argentina em 2025, tendo participado em cinco jogos, é o sétimo reforço do clube para a temporada de 2026. Junta-se aos laterais Preciado e Renan Lodi, ao médio Maycon, ao médio-ofensivo Victor Hugo e aos avançados Alan Minda e Cassierra. Curiosamente, a sua chegada à capital mineira coincidiu com o dia da demissão do treinador Jorge Sampaoli e o anúncio da sua oficialização no dia em que foi encontrado o seu sucessor: o compatriota Eduardo Domínguez, do campeão argentino Estudiantes.