Tomás Pérez, reforço do Atlético Mineiro proveniente do FC Porto - Foto: Atlético Mineiro
Tomás Pérez, reforço do Atlético Mineiro proveniente do FC Porto - Foto: Atlético Mineiro

Mercado oficial: Tomás Pérez deixa o FC Porto

Jovem médio argentino foi emprestado ao Atlético Mineiro até ao final da temporada e com opção de compra. Dragões podem receber taxa de empréstimo: depende do tempo de jogo do jogador em Belo Horizonte...

Agora sim, é oficial. O Atlético Mineiro anunciou durante a noite desta quinta-feira a contratação do médio argentino Tomás Pérez. O jovem de 20 anos chega ao Brasil para reforçar a posição de trinco no plantel, proveniente do FC Porto, por empréstimo até ao final da temporada (31 de dezembro de 2026) e com opção de compra: de 5 milhões de euros até maio e 5,5 milhões de euros a partir de junho, revelaram os dragões em comunicado.

Para lá da alínea descrita acima, ficou também acordada uma taxa de empréstimo variável entre os dois clubes, que começa nos 200 mil euros e que pode variar mediante o tempo de jogo do internacional sub-20 alviceleste. Se este atuar em menos de 30% dos jogos do Atlético Mineiro (mínimo de 45' em campo), o FC Porto encaixa os 200 mil euros. A verba vai diminuindo por patamares de percentagem, sendo que, se Tomás estiver em 60% ou mais partidas, o Galo nada terá de desembolsar.

A SAD portista reservou, ainda, o direito de fazer regressar o médio-defensivo de 20 anos, que só é válido até 31 de maio se o Atlético não ativar, claro está, a opção de compra e se Pérez não tiver atuado em mais de 30% dos jogos.

Formado no Newell's Old Boys, da Argentina, Tomás Pérez estava nos dragões desde a época passada, tendo realizado apenas 13 jogos pela equipa B dos dragões e nenhum pela equipa principal. A contratação de um médio defensivo era uma prioridade para o clube brasileiro desde o início do mercado de transferências.

À sua chegada a Belo Horizonte, o jogador mostrou-se polivalente, apesar de ter uma posição preferida. «Sempre joguei como primeiro médio. Mas posso fazer diferentes posições, conforme o que a equipa precisar, o que o treinador precisar. Primeiro tenho de fazer todos os exames, realizar uma série de coisas e esperamos que tudo se resolva», afirmou.

A imprensa brasileira garante que o clube já tinha tentado a contratação de outros jogadores para a mesma posição, como Matías Galarza, do Talleres, Lucas Torreira, do Galatasaray, e Fred, do Fenerbahçe, mas sem sucesso e esta foi a alternativa.

Tomás Pérez, que foi vice-campeão do mundo de sub-20 pela Argentina em 2025, tendo participado em cinco jogos, é o sétimo reforço do clube para a temporada de 2026. Junta-se aos laterais Preciado e Renan Lodi, ao médio Maycon, ao médio-ofensivo Victor Hugo e aos avançados Alan Minda e Cassierra. Curiosamente, a sua chegada à capital mineira coincidiu com o dia da demissão do treinador Jorge Sampaoli e o anúncio da sua oficialização no dia em que foi encontrado o seu sucessor: o compatriota Eduardo Domínguez, do campeão argentino Estudiantes.