FC Porto: ações decisivas de William Gomes ao nível de um titular
Em cinco dos oito jogos em que participou, William Gomes teve sempre uma ação decisiva (golo ou assistência) que contribuiu diretamente para os resultados do FC Porto. A capacidade de leitura de jogo do brasileiro, aliada à técnica apurada, tem sido fundamental em momentos-chave, sobretudo quando o adversário fecha as portas da baliza, como aconteceu com o Celoricense, que até aos 62 minutos perdia somente por 1-0. No final, acabou goleado por 4-0 e William foi o autor da assistência para um dos três golos apontados por Samu.
Na memória dos adeptos portistas habitam os golos de William Gomes ao Sporting, no clássico que o FC Porto venceu em Alvalade, por 2-1, e ao Salzburgo, em período de compensação, que valeu triunfo precioso por 1-0 na jornada inaugural da fase de liga da UEFA Europa League. Esta capacidade de desequilibrar e ser influente ainda é mais notável considerando que o caminho do onze está tapado pelo compatriota Pepê, cuja experiência e talento são valorizados por Francesco Farioli.
Olhando para as ações decisivas dos jogadores do FC Porto nesta campanha, Samu é aquele que precisa de menos tempo para fazer a diferença no ataque: a cada 64 minutos tem uma ação decisiva, no caso, golos, isto porque o espanhol, embora tenha oito finalizações esta temporada, ainda não fez nenhuma assistência. William Gomes surge logo a seguir a Samu, em segundo lugar: faz golo ou assistência em cada 69 minutos.
Em comparação com outros companheiros, Gabri Veiga regista uma média de 110 minutos para contribuir diretamente com uma jogada decisiva, Alberto Costa 116 minutos (ele que soma cinco ofertas para golo) e Pepê fecha a lista com uma média de 128 minutos para faturar ou dar a marcar — o brasileiro leva dois tentos e três ofertas.
William Gomes fez desta forma o golo da vitória do FC Porto em Salzburgo 😍#sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #UefaEuropaLeague #RBSalzburgo #FCPorto #ConfiaBetano #BetanoUEL pic.twitter.com/68cKgDUCCc
— sport tv (@sporttvportugal) September 25, 2025
Suplente utilizado contra o Salzburgo, e titular frente ao Estrela Vermelha, William Gomes conhece desempenho interessante na UEFA Europa League: é o segundo melhor marcador da competição, com dois golos, suplantado pelo extremo do Panathinaikos Anass Zaroury, que tem três, e o 6.º atleta que mais remata à baliza, com três disparos enquadrados.
William foi crescendo desde que chegou ao FC Porto em janeiro, proveniente do São Paulo. Passado o período de adaptação ao clube e à cidade, saiu reforçado do Mundial de Clubes com boas exibições e um golo ao Al-Ahly. No arranque da época, já com uma preparação de base com o plantel, confirmou com Farioli os bons indicadores que deixara no final da campanha passada. O custo do passe, 9 milhões de euros, já não levanta questões quando à pertinência do investimento feito pelos azuis e brancos num jogador que tem apenas 19 anos e um grande futuro à sua frente.