FBI oferece 10 milhões de recompensa por ex-atleta olímpico
Os Estados Unidos anunciaram esta semana uma recompensa de 10 milhões de dólares por informações que ajudem a prender Ryan Wedding, de 43 anos, e colocaram o canadiano na lista dos 'Dez fugitivos mais procurados' pelo FBI.
O canadiano era um atleta de snowboard que competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno em 2002, em Salt Lake City, tendo terminando em 24.º lugar no slalom gigante paralelo. Hoje é um dos 16 acusados que enfrentam processos nos Estados Unidos por envolvimento em tráfico de drogas e suspeito de ter orquestrado múltiplos assassinatos e tentativas de assassinato para levar a cabo o negócio, refere o comunicado do FBI.
«Wedding passou de fazer poeira nas pistas de esqui durante os Jogos Olímpicos para distribuir cocaína em pó nas ruas de cidades dos Estados Unidos e na sua terra natal, o Canadá» anunciou Akil Davis, diretor adjunto do escritório do FBI em Los Angeles.
🚨 The #FBI has named Ryan James Wedding to its Ten Most Wanted Fugitives List. Wedding is wanted for his alleged involvement in a large-scale transnational drug trafficking operation and orchestrating multiple murders linked to his criminal enterprise: https://t.co/VD2Z9BLu5F pic.twitter.com/jV1796iMGu
— FBI (@FBI) March 6, 2025
«Os alegados homicídios dos seus concorrentes fazem de Wedding um homem muito perigoso, e a sua inclusão na lista dos Dez Fugitivos Mais Procurados, juntamente com uma importante oferta de recompensa por parte do Departamento de Estado, fará do público o nosso parceiro para que o possamos apanhar antes que ele coloque mais alguém em perigo.»
The FBI said it is on the hunt for an Olympic athlete turned alleged international drug kingpin.
— ABC News (@ABC) March 7, 2025
Former Canadian snowboarder Ryan Wedding is now on the Ten Most Wanted Fugitives list, the agency announced.
Read more: https://t.co/IDIpgh0j3G pic.twitter.com/csyX1DUhqy
'El Jefe', 'Giant' ou 'Public Enemy' são alguns dos nomes porque passou a ser conhecido e, de acordo com Davis, possivelmente vive sob a proteção do cartel de Sinaloa. De acordo com procurador federal interino, Joseph McNally, Wedding terá enviado centenas de milhões de dólares em cocaína da Colômbia para os Estados Unidos e Canadá através do México.
Le snowboardeur olympique Ryan Wedding, accusé de narcotrafic, placé sur la liste des 10 fugitifs les plus recherchés par les États-Unis
— L'ÉQUIPE (@lequipe) March 6, 2025
➡️ https://t.co/gsHtMRT3PW pic.twitter.com/X2OzlS3JwL
«Estima-se que cerca de 60 toneladas de cocaína por ano e cinco toneladas de fentanil por mês eram transportadas por Los Angeles para cidades dos Estados Unidos e do Canadá», acrescentou Alan Hamilton, chefe dos detetives do Departamento de Polícia de Los Angeles, explicando que Wedding usou a cidade do sul da Califórnia como centro de operações para o contrabando de drogas.
From Olympic hero to international fugitive, Ryan Wedding's transformation into a drug lord shockingly unfolds. Join the pursuit with a $10M reward at stake. @MicheleMcPheehttps://t.co/pnEeOAWUl5
— Los Angeles Magazine (@LAmag) March 7, 2025
Além dos 10 milhões, existe outra recompensa de 50 mil dólares (46 mil euros) por informação que leve à sua detenção e extradição, que vai ser oferecida em colaboração com os governos canadiano e mexicano.