Família portista, homenagem a Jorge Costa e Rodrigo Mora: tudo o que disse Farioli
No rescaldo do triunfo na estreia oficial no futebol português, Francesco Farioli analisou a exibição do FC Porto ante o Vitória de Guimarães (3-0).
Família portista
«A família portista esteve presente. Hoje foi um dia muito especial e particular. Todos sabem para quem vai esta vitória. O melhor foi a atitude da equipa em campo, era a grande obsessão do Jorge. Tudo fluiu a partir daí, com agressividade com e sem bola. O espírito ajudou-nos a ser agressivos e a marcar um golo rápido e outro ainda na primeira parte. Criou sensações positivas, criou ambiente espetacular com os adeptos a gritar e saltar os 90 minutos. Foi incrível e queremos continuar com este espírito em todos os jogos, com o estádio cheio durante toda a época.»
Lesões de Martim Fernandes e Jan Bednarek
«É muito cedo para tirar conclusões. A situação do Benarek não foi uma lesão, saiu apenas por precaução. A do Martim vamos avaliar amanhã de manhã. Vamos fazer os testes e depois veremos.»
FC Porto no caminho certo?
«Sim, estamos no caminho certo, mas há ainda muitas coisas onde temos de melhorar. Temos de corrigir certos aspetos. Fisicamente, ainda estamos longe de onde queremos estar. Jogámos contra uma equipa como o Vitória, que já nos criou dificuldades em épocas anteriores e hoje apresentou uma boa organização. Estamos no bom caminho, mas há muito a melhorar.»
Rodrigo Mora fora do onze
«Já mencionei várias vezes: foi um jogador importante na época passada, é um jogador importante e vai ser um jogador importante para o FC Porto. É muito talentoso. Como treinador, tenho de tomar decisões. Não há dúvida sobre o valor e o que ele representa. É muito bom ter este nível de talento e vamos continuar a trabalhar. A época é longa, há muitos jogos e gosto de utilizar vários jogadores. A contribuição dele será muito importante este ano.»
Conversa com Pepê explica subida de rendimento?
«É um misto de tudo. Tive algumas conversas com ele, mas muito curtas. Falámos e ficou claro que quer ter um papel importante no FC Porto. Está muito motivado e mostrou que quer ter ainda mais protagonismo no clube. Quando tens um jogador com este nível e maturidade, tudo encaixa. Temos de continuar a trabalhar. Ele teve um grande espírito de sacrifício esta noite.»
Tributo especial a Jorge Costa
«Foi muito especial e emotivo. A semana que vivemos é quase impossível de descrever. Os jogadores ficaram unidos, mostraram respeito e mantiveram a memória do Jorge. Foi uma semana muito particular e aquilo que o clube organizou em memória dele foi fantástico. A vitória foi muito merecida pelo que o Jorge representava para o clube e vai sempre representar.»
Papel de Varela entre os centrais
«É uma solução que já temos há vários anos, quando precisamos de mais equilíbrio. O Alan fez um jogo fantástico, também defensivamente. Pela prestação de hoje, é difícil individualizar, porque toda a equipa fez um grande jogo.»