Falha global da Microsoft afeta sites do Benfica, da Liga e milhares pelo Mundo
Uma falha global nos serviços da Microsoft causou problemas em vários sites e serviços em todo o mundo, incluindo os do Sport Lisboa e Benfica e da Liga Portugal, que se encontravam inacessíveis, ainda, às 19 horas.
O Downdetector, um portal que monitoriza interrupções de serviços online, registou milhares de queixas de utilizadores sobre dificuldades de acesso a inúmeros sites durante a tarde desta quarta-feira.
A Microsoft confirmou que alguns utilizadores do Microsoft 365 poderiam experienciar atrasos no Outlook e noutros serviços associados. A plataforma de computação em nuvem da empresa, Azure, que serve de base a uma grande parte da internet, reportou uma «degradação de alguns serviços» por volta das 16 horas.
Na sua página de estado, a infraestrutura de rede do Azure foi classificada como «crítica» em todas as regiões do mundo. Embora seja difícil determinar a extensão exata do impacto, estima-se que o Microsoft Azure detenha cerca de 20% do mercado global de computação em nuvem.
A causa apontada foram «problemas de DNS», a mesma que esteve na origem da massiva falha nos Amazon Web Services (AWS), na semana passada.
O jogo Minecraft e o aeroporto de Heathrow foram alguns dos sites afetados.