Falcao, Farías e... Samu: avançado ocupa lugar de destaque entre lendas do FC Porto
Com maior ou menor recorte técnico, Samu continua a faturar como ninguém no plantel do FC Porto. O melhor marcador dos dragões na temporada transata (foram 27 golos em 45 partidas), a primeira do jovem ponta de lança de dragão ao peito, aparenta não querer largar esse trono e, frente ao Moreirense, dilatou a conta pessoal em 2025/26 para os nove remates certeiros em 11 jogos.
A diferença para o perseguidor mais próximo é esclarecedora — William Gomes, com quatro golos — e, a julgar pela cadência apresentada, a tendência é que suba de tom. Isto porque o atual camisola 9 já ocupa uma posição de destaque entre os grandes goleadores dos azuis e brancos no século XXI.
A BOLA fez as contas (ver tabela) e concluiu que, entre os portistas que cumprem os requisitos acima mencionados, Samu, que soma um total de 36 tentos em 4080 minutos pelo FC Porto, é o terceiro jogador que precisa de menos tempo para picar o ponto: marca a cada 114' em campo. O primeiro do ranking é Radamel Falcao (um golo por 96'), nome incontornável da última conquista europeia azul e branca, em 2010/11, com o agora presidente, André Villas-Boas, no comando técnico. No segundo posto surge um nome... improvável: Ernesto Farías. El Tecla nunca foi um indiscutível nas três temporadas que representou os dragões, mas não há como negar que marcava golos a um ritmo impressionante (109').
Samu tem tempo para melhorar (ou piorar) este registo, mas mostra desde já que tem cumprido com distinção a principal missão que lhe é incumbida. Atrás do internacional espanhol estão, por exemplo, nomes marcantes como Jackson Martínez, Taremi e Evanilson, por si só um argumento a exibir perante a subida de forma de Deniz Gul, que decidiu o jogo em Moreira de Cónegos, e o regresso de Luuk de Jong, que já esteve mais longe.
E por falar no último encontro do FC Porto, nota para outro dado que atesta a frieza do ex-Atlético de Madrid em frente à baliza. Samu tem 100% de aproveitamento nas sete grandes penalidades cobradas pelos azuis e brancos. Contra o Moreirense, foi mais uma...
Para Luis de la Fuente ver...
Atento aos registos e desenvolvimento de Samu está Luis de la Fuente, selecionador espanhol que tem convocado o ponta de lança do FC Porto com regularidade. Ainda assim, a primazia na hora de escalar o onze continua a recair em Mikel Oyarzabal, embora o desempenho do camisola 9 dos dragões comece a reclamar outro tipo de estatuto no seio de La Roja.
Isto porque, olhando para o top-10 de ligas europeias, não há jogador espanhol que tenha mais golos marcados em 2025/26 do que Samu, que conta os tais nove. O mais próximo é Álvaro García, extremo do Rayo Vallecano, com sete tiros certeiros. Entre os habituais convocados de Espanha, surgem Fermín López, Grimaldo, Borja Iglesias e Ansu Fati, com seis.