Europeu feminino: Portugal entra a vencer Itália
A seleção feminina de Portugal começou bem melhor do que a masculina o Europeu feminino de hóquei em patins, ao vencer a Itália por 5-3, com direito a reviravolta, na jornada inaugural da competição, disputada no pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo (Paredes). Em masculinos, recorde-se, a equipas das quinas perdeu os três jogos na fase de grupos, mas ainda foi a tempo de conquistar o título europeu, batendo França na final por 4-1.
A seleção portuguesa, que entrou em pista com um cinco inicial formado pelas campeãs do Benfica, foi surpreendida logo aos 39 segundos, quando Sofia Bertinatto inaugurou o marcador. No entanto, a resposta não tardou: Leonor Coelho empatou aos seis minutos, com uma bela jogada individual.
A partir daí, Portugal assumiu as rédeas da partida. Raquel Santos deu a volta ao resultado aos oito minutos e, pouco depois, Raquel Costa aumentou a vantagem com uma jogada de classe. Do outro lado, as italianas tentavam reagir, até lançaram a jovem estreante Emma Cazzola, de apenas 14 anos, mas encontraram pela frente uma inspirada Sandra Coelho, que brilhou ao travar uma grande penalidade aos 23 minutos.
No segundo tempo, a squadra azzurra ainda assustou, mas Portugal voltou a mostrar a sua força. Sofia Moncóvio e Maria Sofia Silva ampliaram a vantagem em jogadas coletivas, antes de Lapolla e novamente Bertinatto reduzirem para Itália, fixando o 5-3 final.
No outro jogo do Grupo A, a poderosa Espanha goleou a França por 8-0, confirmando o favoritismo. Com três títulos no palmarés (1997, 1999 e 2001), Portugal surge como o grande rival das espanholas, que somam já oito conquistas, as últimas sete de forma consecutiva.