«Estevão e Yamal podem ser os próximos Messi e Ronaldo»
No primeiro confronto entre dois dos maiores talentos do futebol mundial, Estevão, do Chelsea, brilhou mais do que Lamine Yamal e a equipa da Premier League garantiu uma vitória dominante sobre um Barcelona reduzido a dez unidades. Apesar disso, ambos os atletas deram que falar depois do duelo em Stanford Bridge.
Enzo Maresca, treinador do Chelsea, afirmou que Estevão e Lamine Yamal têm potencial para se tornarem os próximos Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
Raphinha, estrela do Barcelona e da seleção brasileira e colega de equipa de ambos, já tinha antecipado antes do jogo que a dupla poderia replicar a rivalidade entre Messi e Ronaldo, disputando o prémio de melhor jogador do mundo nos próximos anos.
Em declarações à BeIN Sports, o treinador do Chelsea concordou plenamente: «Como disse o Raphinha, provavelmente nos próximos 10, 15 anos, o Estevão e o Lamine Yamal serão os próximos Messi e Ronaldo. Mas ambos têm 18 anos. Precisam de desfrutar, de tentar melhorar todos os dias. Isso é o mais importante para eles.»
🗣️ "It has been a fantastic night for the players, for the club, for the fans... As Raphinha said, Estêvão and Yamal will probably be the next Messi & Ronaldo."
— beIN SPORTS (@beINSPORTS_EN) November 25, 2025
Enzo Maresca reacts to @ChelseaFC's emphatic 3-0 victory over Barcelona.
🎤 @CarrieBrownTV#beINUCL #CFC #UCL pic.twitter.com/VCcYpmlEZP
«Mas ambos têm 18 anos. Precisam de desfrutar, de tentar melhorar todos os dias. Isso é o mais importante para eles», acrescentou Maresca.
No entanto, entre essa entrevista e a conferência de imprensa que se seguiu, o técnico italiano parece ter mudado de opinião. Quando questionado se a forma como Estevão ultrapassou Pau Cubarsí na jogada do seu golo lhe fazia lembrar um jovem Messi, Maresca respondeu de forma diferente.
«O golo que o Estevão marcou fez-me lembrar o que ele nos marcou no Mundial de Clubes. É muito semelhante, a mesma ação», disse.
«Ele precisa de relaxar. Precisa de desfrutar do seu futebol. Ele e o Lamine [Yamal] são rapazes muito novos, com 18 anos. Se começamos a falar de Ronaldo e Messi, é demasiada pressão para eles. Precisam de chegar ao treino felizes, mas quando se começa a compará-los com esses dois, é um peso excessivo», concluiu.
Estevão junta-se a Haaland e Mbappé na história da Liga dos Campeões
Estevão descreveu o golo contra o Barcelona como «o momento mais especial» da sua jovem carreira. O internacional brasileiro deixou o defesa do Barcelona, Pau Cubarsí, para trás antes de rematar forte com o seu pé direito — o menos forte — para o fundo da baliza, fazendo o 2-0 para o Chelsea.
Com este golo, Estevão tornou-se o terceiro adolescente a marcar nos seus três primeiros jogos como titular na Liga dos Campeões, juntando-se a Kylian Mbappé (18 anos e 113 dias) e Erling Haaland (19 anos e 107 dias).
An elite group 🤩 pic.twitter.com/hBdoqdSHaB
— Sky Sports (@SkySports) November 26, 2025
«Não tenho palavras para descrever o que sinto neste momento», disse Estevão à Amazon Prime. «Foi realmente a noite perfeita. Estou grato a Deus por tudo o que me está a acontecer. A partir daqui, é continuar a subir», disse o ex-Palmeiras.
«Sim, foi definitivamente o momento mais especial da minha carreira. Espero continuar a marcar mais e mais golos durante muitos anos», reforçou.
Marc Cucurella, defesa do Chelsea e da seleção espanhola — e colega de equipa de ambos os talentos —, acredita que Estevão ainda está um passo atrás de Yamal, mas está a aproximar-se rapidamente da estrela do Barcelona.
Yamal estreou-se pelo Barcelona com apenas 15 anos e já é campeão europeu por Espanha, além de ter conquistado duas vezes a LaLiga pelo seu clube.
Por outro lado, Estevão só começou a jogar na Europa no verão passado, quando se transferiu do Palmeiras para o Chelsea.
«A principal diferença é que o Estevão chegou agora à Europa e talvez esteja alguns anos atrás do Lamine [Yamal]. Mas ele mostrou hoje que tem muita personalidade e uma grande qualidade», analisou Cucurella.
Questionado se Estevão está a encurtar a distância para Yamal, o defesa respondeu: «Sim. Ele é um rapaz especial. Temos boas pessoas no balneário, por isso esperamos poder ajudá-lo», concluiu.