Barcelona irreconhecível é humilhado pelo Chelsea de Pedro Neto (crónica)
O Barcelona fez um jogo paupérrimo em casa do Chelsea e o resultado (3-0) até é lisonjeiro para os espanhóis, que quase só viram jogar e têm muito que refletir nos próximos dias, de modo a evitarem tamanho desastre novamente. Pedro Neto destacou-se numa nova posição e o Chelsea dá um importante salto na classificação da Champions League.
Início frenético com Enzo Fernández (4’) a ver um golo seu anulado porque Wesley Fofana tocou com o braço na bola. Dois minutos depois, Lamine Yamal aproveitou um erro crasos do Chelsea na saída de bola e ofereceu o golo a Ferran Torres, que atirou ao lado com a baliza à mercê. Foi a melhor oportunidade do Barça em todo o jogo. Enzo ainda foi a tempo de marcar (22’) outro golo… de novo anulado, desta vez por fora de jogo de Chalobah na jogada.
Pedro Neto jogou a ponta de lança de início, com o papel de arrastar marcações e atacar as costas da defesa. Mas foi de bola parada que fez a diferença. Na sequência de um canto, Cucurella descobriu Neto no meio da área e o português rematou de calcanhar, a bola foi cortada por Torres, mas Koundé (27’) atrapalhou-se e acabou por fazer autogolo.
Ronald perdeu a cabeça e o Barça perdeu tudo
Ronald Araújo chamou o protagonismo para si no final da 1.ª parte. Viu (32’) um cartão amarelo por protestar com o árbitro, antes de entrar com tudo sobre Marc Cucurella, varrendo por completo o adversário, antes de ver o segundo cartão amarelo e consequente vermelho.
Sem o capitão e com menos um jogador, o Barcleona limitou-se a conter os estragos, sendo uma nulidade ofensiva na 2.ª parte. Lewandowski mal se viu em campo, Yamal idem e as entradas de Marcus Rashford e de Raphinha não mudaram isso.
Estêvão no mesmo patamar que Yamal?
Andrey Santos entrou em campo ao intervalo e só demorou seis minutos para bater Joan García, mas o Chelsea viu o seu terceiro golo anulado no jogo por fora de jogo de Garnacho, que fizera a assistência.
«Estêvão será tão importante no futuro para o Chelsea como Lamine Yamal já é para o Barcelona atualmente.» As palavras foram de Enzo Maresca na antevisão ao jogo e o brasileiro de 18 anos respondeu da melhor maneira aos 55’: jogada fantástica, com direito a drible sobre Pau Cubarsí antes de um míssil para o 2-0.
Até final, Pedro Neto isolou Enzo Fernández, que ofereceu o golo (73’) a Liam Delap. O lance foi ininicalmente invalidado por fora de jogo do argentino, mas desta vez o VAR sorriu aos blues e confirmou o primeiro golo de Delap com esta camisola.
O Chelsea dá um salto na classificação da Champions League e tem agora 10 pontos. Já o Barcelona tem muito que refletir, após uma exibição muito cinzenta e desprovida de qualquer tipo de inspiração. A equipa está a meio da tabela nesta fase de liga, com sete pontos.