Equipas da La Liga são as que mais apostam na formação
Um novo estudo do Observatório do Futebol (CIES) focou-se nos clubes que, no último ano (entre abril de 2023 e abril de 2024), deram mais minutos na equipa principal a jogadores que passaram pelo menos três anos, entre as idades de 15 e 21 anos, na sua formação.
Olhando para as cinco principais ligas europeias – Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1 –, é a espanhola que se destaca por proporcionar maior percentagem de minutos a jogadores da formação.
Esta lista é liderada pelo Athletic Bilbao – o clube só utiliza jogadores nascidos, ou com raízes, no País Basco – que viu jogadores da sua formação participarem em 62% dos minutos competitivos da equipa. A equipa é seguida por Real Sociedad (51%), Barcelona (41%), Osasuna (38%) e Valência (34%).
A primeira equipa fora de Espanha contemplada neste ranking é o Friburgo (32%), seguido por três formações francesas – Lyon (32%), Le Havre (29%) e Montpellier (29%). O top-10 é fechado pelo Celta de Vigo (29%).
A primeira equipa italiana que aparece na lista é a Atalanta (27%, no14.º lugar na geral) e o Liverpool é a primeira inglesa (21%, e apenas 20.º no geral).
Na Liga, o Benfica (26%) é a equipa que dá mais minutos na equipa principal a jogadores da formação, seguido por Boavista (25%) e Sporting (24%).
Segundo o CIES, há seis clubes que, no último ano, não tiveram jogadores da formação na sua equipa principal: Chaves, Estrela da Amadora, Casa Pia, Moreirense, Vizela e Arouca.