Trump com Zelensky a 28 de dezembro (IMAGO)
Trump com Zelensky a 28 de dezembro (IMAGO)

Encontro entre Trump e Zelensky trouxe nova esperança para um fim da guerra

Os dois presidentes estiveram reunidos este domingo

A mais recente reunião entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky resultou numa aproximação para a definição de um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia, mas ainda existem vários aspetos que precisam de estar definidos antes que uma eventual proposta avance. Os dois líderes políticos disseram que os três países, Estados Unidos, Ucrânia e Rússia, vão continuar a negociar.

«Este não é um processo que se resolve num dia. É algo muito complicado. Em algumas semanas, saberemos o resultado, penso eu, mas tem sido uma negociação muito difícil», disse o presidente dos Estados Unidos após o encontro que decorreu numa residência de Trump em Mar-a-Lago, no estado da Florida.

Zelensky pretende avançar com um plano que previna futuros ataques da Rússia à Ucrânia, a inclusão do país na União Europeia e mais ajuda militar europeia. «Ainda não sabemos o que estará no acordo de segurança, mas será um acordo forte», completou Trump.

O presidente norte-americano só pretende voltar a encontrar-se com Zelensky ou com Vladimir Putin quando houver novos progressos nas negociações. Em agosto, Trump esteve com Putin no Alasca e, antes deste domingo, encontrou-se com Zelensky em Washington em outubro.