Jovens leões vão ser colocados à prova diante do Marinhense - Foto: IMAGO
Jovens leões vão ser colocados à prova diante do Marinhense - Foto: IMAGO

Eis o Sporting do futuro! Quem vai (e quem pode ir...) a jogo com o Marinhense

Rui Borges vai dar palco a muito sangue novo da Academia na Taça. Vão estar (pelo menos...) 11 jovens da formação nas contas. Salvador Blopa e Rodrigo Ribeiro podem ser as surpresas no onze. Mas há mais... muito mais

Palco para os miúdos da formação. Em Alvalade, na casa que os viu nascer para o futebol. Rui Borges quer seguir em frente na Taça de Portugal, não pretende conceder qualquer tipo de facilidade, mas, sem receio, vai dar espaço ao talento da Academia para se mostrar e, por sua vez, ser colocado à prova num patamar de exigência máxima. A olhar para o futuro, mas também para o... presente. Passamos a explicar: as lesões de Pedro Gonçalves e Ioannidis abrem uma janela de oportunidade a potenciais candidatos vindos da formação e muitos deles procuram posicionar-se na linha da frente para uma promoção. E Rui Borges, além dos treinos, continua a fazer uma espécie de casting a muitos jovens que se candidatam a serem solução para estas peças fundamentais.

São muitos os jovens que se preparam para se mostrarem em Alvalade - Foto: SPORTING CP

Mas voltemos a centrar atenções nesta partida com o Marinhense. Um jogo a eliminar, é certo, mas que, não menos importante, antecede um ciclo muito complicado (receção ao Club Brugge e ao Estrela da Amadora e deslocações à Luz e a... Munique). Jogos para os quais Rui Borges pretende ter o núcleo duro disponível. E na sua máxima força. Por essa razão, e até por se tratar de um jogo em casa, diante de um adversário do 4.º escalão, Rui Borges vai dar descanso aos indiscutíveis e, dessa forma, aproveitar para observar alguns dos talentos que despontam em casa.

Nesse sentido, ao que A BOLA apurou, o técnico leonino deverá chamar (pelo menos...) 11 jovens oriundos da formação para serem solução neste jogo. Uma equipa completa. Alguns deles, convém lembrar, já tiveram oportunidade de vestir a camisola dos leões (nomeadamente no recente jogo com o Alverca para a Taça da Liga), outros estão à espreita de uma estreia. Pois bem, para este duelo contra a equipa da Marinha Grande, não se espante se na ficha de jogo constarem nomes como: Diego Callai, João Muniz, Bruno Ramos, Samuel Blopa, Rayan Lucas, David Moreira, Rodrigo Ribeiro, Nel, Lucas Anjos, Samuel Justo e Flávio Gonçalves. São estes que estão na linha da frente para subirem ao palco no próximo sábado.

Rodrigo Ribeiro aponta à titularidade na vaga de Luis Suárez - Foto: SPORTING CP

Rodrigo Ribeiro faz de Suárez

Parece um dos mais experientes, tantas foram as vezes em que esteve na rampa de lançamento. Rodrigo Ribeiro tem 20 anos mas a estreia deu-se com apenas 16 anos, na UEFA Champions League, diante do Manchester City em 2022. Uma estreia auspiciosa, mas que não teve sequência. Dessa estreia até hoje somou 10 jogos, duas cedências sem sucesso (pelo Nottingham Forest e Aves SAD) e chega agora a uma altura de decisões. O avançado, natural de Viana do Castelo, poderá ter esta época como a derradeira época de afirmação. Após um bom arranque na equipa B (4 golos em 8 jogos), o talentoso atacante vai merecer nova oportunidade e, nesta fase, ao que foi possível apurar, está na linha da frente para fazer de Luis Suárez, colombiano que vai descansar nesta partida. E com Ioannidis lesionado, Rodrigo Ribeiro sobe ao palco, tendo Rafael Nel (20 anos) como segunda opção no banco.

Salvador Blopa teve estreia de sonho ao bisar diante do Alverca para a Taça da Liga - Foto: IMAGO

Blopa com novo crédito

Além de Rodrigo Ribeiro, também há outro jovem que espreita uma entrada no onze: Salvador Blopa. O ala de 18 anos, que deixou água na boca após a estreia a bisar na goleada sobre o Alverca para a Taça da Liga (5-1), é uma aposta forte dos leões e volta a estar na linha da frente para fazer o corredor direito. De resto, o setor ofensivo leonino deverá manter apenas um titular na equipa. As alas deverão ser compostas por Alisson Santos (esquerda) e Blopa direita, havendo, assim, uma vaga no corredor central e que será ocupada por Trincão (poucos minutos na seleção) ou Quenda que, de resto, já foi testado em algumas ocasiões no corredor central. A referência ofensiva, essa, tal como já referimos, deverá recair em Rodrigo Ribeiro.

Haverá, então, amanhã, um Sporting versão do futuro, em Alvalade, diante do Marinhense. Com Rui Borges, à imagem do que fez na época passada, a lançar muitos leõezinhos na alta roda. A história repete-se. E haverá talento à solta...

João Muniz será uma das soluções para o eixo defensivo

Sabia que...

Cinco jovens constam de uma... segunda linha

Além destes onze jogadores que devem ver incluídos os seus nomes na lista de convocados de amanhã, não será de excluir outras surpresas, numa lista mais restrita de jogadores que podem ser chamados. Cinco no total: Manuel Mendonça, Kauã Oliveira, Chris Grombahi, Mauro Couto e Gabriel Silva. Curiosamente, deste quinteto, apenas Manuel Mendonça e Gabriel Silva ainda não somam minutos pela equipa A.

Blopa e Flávio Gonçalves são duas das grandes apostas para o futuro - Foto: IMAGO

Rui Borges com duas mãos cheias de estreias

O treinador dos leões, durante todo o seu percurso como treinador, ficou ligado à estreia de muitos jovens. Essa aposta manteve-se nos leões e em menos de um ano já deu minutos a dez jogadores oriundos dos escalões de formação. Muitos deles com papel ativo na conquista dos títulos (Liga e Taça de Portugal) na época passada. A saber: Eduardo Felicíssimo, Alexandre Brito, Kauã Oliveira, Lucas Anjos, David Moreira, Flávio Gonçalves, Blopa, João Muniz, José Silva e Chris Grombahi foram os nomes que fizeram estreia absoluta pelas mãos de Rui Borges.