Seleção Nacional de andebol estagia em Rio Maior (FPA)
Seleção Nacional de andebol estagia em Rio Maior (FPA)

Eis a lista final de convocados de Portugal para o Euro-2026

Paulo Jorge Pereira chamou 18 jogadores e a estreia está marcada para o dia 16 de janeiro

Portugal vai iniciar a sua caminhada no Euro-2026 esta sexta-feira e, a apenas três dias do confronto com a Roménia em Herning (Dinamarca), a Federação Portuguesa de Andebol confirmou a lista final dos 18 convocados para a competição, que arranca na quinta-feira.

Paulo Jorge Pereira, selecionador luso, tinha chamado 22 atletas para o estágio de preparação - Torneio Internacional de Espanha, em que a Seleção Nacional defronta o Egito, Espanha e o Irão -, mas quatro nomes ficaram de fora (João Lourenço, Diogo Silva, Guilherme Tavares e António Machado), embora já se soubesse que a sua chamada para estágio servia apenas para colmatar a ausências de habituais internacionais.

Por outro lado, Diogo Rêma, lesionado, tinha sido rendido na baliza por Miguel Espinha, já para o estágio em Rio Maior. Destaque ainda para a estreia de quatro vice-campeões do mundo em juniores em grandes competições na equipa principal, esse é o caso de Filipe Monteiro, Gabriel Cavalcanti, José Luís Ferreira e Ricardo Brandão.

Além dos romenos, Portugal ainda defronta a Macedónia do Norte (18 de janeiro) e a Dinamarca (20), sendo que o objetivo é terminar entre os dois primeiros classificados do Grupo B para avançar à próxima fase.

Todos os convocados

Guarda-redes: Diogo Valério (Olympiacos), Gustavo Capdeville (Benfica) e Pedro Tonicher (Ciudad Encantada);

Ponta: António Areia (Tremblay HB), Diogo Branquinho (Sporting), José Ferreira (FC Porto) e Leonel Fernandes (FC Porto);

Lateral: 
Francisco Costa (Sporting), Gabriel Cavalcanti (Benfica), João Gomes (VfL Gummersbach), Martim Costa (Sporting), Miguel Neves (Saint-Raphael) e Salvador Salvador (Sporting);

Pivô: Luís Frade (Barcelona), Ricardo Brandão (FC Porto) e Victor Iturriza (Kuwait SC);

Central: Filipe Monteiro (Sporting) e Rui Silva (FC Porto).