Duelo de portugueses no Manchester United-Everton
São muitos os duelos entre portugueses na 28.ª Jornada da Premier League e um dos mais intensos será entre Manchester United e Everton.
Pouco mais de 55 quilómetros esperam Manchester de Liverpool, mas a rivalidade entre United e Everton é enorme. Está bem melhor a equipa de Erik tem Hag, apesar da sexta posição estar também longe do que dela se esperava. Tem vida mais complicada a equipa de azul, que na 16.ª posição não pode aspirar a mais que não seja garantir a manutenção.
Por falar em época longe do esperado e de anos de glória com Alex Ferguson, o Manchester United parte para o jogo desta 28.ª jornada com orgulho ferido após a derrota daquela que é o seu maior rival, o Manchester City.
Previsivelmente com Diogo Dalot no lado direito da defesa e Bruno Fernandes como maestro, O Manchester United procura a vitória 94 contra o Everton, que já venceu 70 das 212 partidas. Resumin do esta análise aos encontros realizados no Old Trafford para a Liga inglesa, 53 triunfos para a formação da casa e apenas 16 para os visitantes. Empates foram 25.
Clara vantagem para o Manchester United, que até perdeu o último jogo para a Premier League, mas tem um registo impressionante que diz bem do poder ofensivo que a formação dirigida por tem Hag tem: marcou nos últimos 12 encontros.
Já o Everton, tem aqui oportunidade para colocar um ponto final numa série negra que vai já em sete jogos sem vencer, um para a Taça de Inglaterra (derrota por 1-2 com o Luton) e seis para a Premier League (duas derrotas e quatro empates).
Na último encontro do campeonato, o Everton perdeu por 1-3 com o Aston Vila, mas a partida acabou por ser positiva para Beto. O avançado português marco o golo da formação de Liverpool, num encontro em que André Gomes entrou aos 80 minutos e Chermiti só foi lançado aos 90+3. João Virgínia não saiu do banco.
Manchester United
Onze provável: André Onana; Diogo Dalot, Lindelof, Varane e Amrabat; Mainoo e Casemiro; Antony, Bruno Fernandes e Garnacho; Marcus Rashford
Sistema: 4x2x3x1
Figura: Bruno Fernandes
A grande figura do Manchester United continua a ser o seu capitão, Bruno Fernandes, que esta temporada tem sido alvo de críticas, mas mantém um rendimento altíssimo. Tem 36 jogos com a camisola vermelha, 3175 minutos acumulados, com sete golos marcados e nove assistências.
Onze Provável: Pickford; Godfrey, Branthwaite, Tarkowski e Mykolenko; Harrison, Doucouré, James Garner, Gueye e McNeil; Calvert-Lewin
Sistema: 4x5x1
A figura: Pickford
Mesmo estando numa posição muito difícil na tabela classificativa, o Everton tem uma das defesas menos batidas da Premier League e muito o deve a Jordan Pickford, guarda-redes internacional inglês de 30 anos que é totalista no campeonato e terá de estar num dia bom para que a sua equipa conquiste pontos frente ao poderoso Manchester United.
Que Arsenal será este que recebe o Brentford em vésperas de ter de medir forças com o FC Porto depois da derrota no Estádio do Dragão, por 0-1, na primeira mão dos oitavos de fina l da Liga dos Campeões. Não parece possível que Mikel Arteta faça gestão da equipa, já que entra para a 28.ª jornada na terceira posição com apenas menos um ponto que o Manchester City e depois que o Liverpool, que se defrontam nesta ronda.
Depois de golear por 6-0 o Sheffield United, último classificado da Premier League (Fábio Vieira entrou ao intervalo e Cédric Soares aos 65 minutos), o Arsenal entra como claro favorito para o duelo com Brentford, que é 15.ª classificado e que nas últimas jornadas sofreu três derrotas e um empate.
O Fulham de Marco Silva terá deslocação muito com plicada ao terreno do Wolverhampton, que entra para a 28.ª jornada com três pontos de vantagem sobre o adversário, muito motivado por duas vitórias muito moralizadoras, primeiro frente ao Manchester United de Diogo Dalot e Bruno Fernandes e depois sobre o Brighton. Além disso, marcou nos últimos cinco encontros.
João Palhinha, um dos mais influentes jogadores no xadrez de Marco Silva deverá ser titular, enquanto o Wolverhampton deverá fazer alinhar o guarda-redes José José, Toti Gomes, Nélson Semedo e Pedro Neto.
O Wolverhampton que chega a esta ronda bem menos confiante, já que na última jornada foi derrotado pelo Newcastle por 0-3.
Se o Crystal Palace está confortável na 14.ª posição, o Luton entra em campo em lugar de despromoção (18.º) e sabe que mesmo vencendo continua em posição de rebaixamento.
É bem verdade que na última jornada o Crystal Palace não conseguiu resistir à superioridade do Tottenham (1-3), mas entra para este encontro com claro favoritismo sobre o Luton, que nos últimos seis encontros perdeu cinco vezes e empatou uma.
Mais um duelo entre uma equipa que segue tranquilamente e outra que parece condenada a descer de divisão. O Bournemouth venceu o Burnley na jornada passada e é 13.º classificado, ao passo que o Sheffield United divide a última posição precisamente com o Burnley e com 13 pontos está já a 11 pontos da manutenção.
Desta forma, claro favoritismo para a equipa da casa, apesar de não estar a atravessar um bom momento, já que antes de vencer o Burnley vinha de ciclo de seis jogos sem vencer (três derrotas e outros tantos empates).