Domingo de eleições presidenciais: já sabe onde votar?

Portugal vai escolher sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa

Este domingo, 18 de outubro, Portugal tem eleições presidenciais e os cidadãos vão escolher o novo chefe de Estado.

O boletim vai ter 14 caras, mas só 11 candidatos estão validados. Joana Amaral Dias, Ricardo Sousa e José Cardoso foram excluídos pelo Tribunal Constitucional, pelo que o voto colocado nestes será considerado nulo.

Se as eleições tiverem duas voltas, a segunda realiza-se três semanas depois do dia 18 de Janeiro.

As mesas de voto abrem às 8 horas e estarão abertas até às 19h em Portugal Continental e na Madeira, enquanto nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Lisboa.

Onde votar:

Já sabe onde pode exercer o seu direito de voto? O portal do eleitor ajuda.

Através da Internet em www.recenseamento.pt​​; com número de identificação civil ou nome.

  • através do número de identificação civil - introduza o seu número de identificação civil (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou outro) e a sua data de nascimento no formato AAAAMMDD (Ano / Mês / Dia)

  • através do nome - introduza o seu nome completo e a sua data de nascimento no formato AAAAMMDD.

Ou enviando SMS grátis para 3838 (escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço Data de Nascimento no molde AAAAMMDD). No estrangeiro pode enviar um SMS para +351962171000 (escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço Data de Nascimento no molde AAAAMMDD).

Documentos necessários:

Se não tiver consigo o Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão, pode apresentar um documento que tenha fotografia atualizada e que seja  habitualmente utilizado para identificação (ex: passaporte ou carta de condução).

 Pode também identificar-se através de dois eleitores que atestem sob compromisso de honra a sua identidade ou ainda pelo reconhecimento unânime dos membros de mesa.