Mau tempo
Mau tempo - Foto: IMAGO

Tempo: dezembro traz chuva, agitação marítima e até neve

IPMA alerta para agravamento do estado do tempo

A entrada em dezembro está marcada por um agravamento gradual do estado do tempo em Portugal continental, sobretudo nas regiões Norte e Centro, com o regresso da chuva, por vezes forte no Minho e Douro Litoral.

O vento, inicialmente fraco, poderá soprar forte na faixa costeira e terras altas, esperando-se ainda formação de gelo ou geada no interior, com descida da temperatura mínima, em todo o território.

Em Lisboa, a nebulosidade aumenta gradualmente a partir do fim da tarde e poderão ocorrer períodos de chuva fraca ao final do dia.

Porto, Braga e Viana do Castelo estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à chuva forte, segundo o IPMA que colocou também sete distritos de Portugal continental sob aviso laranja, a partir de terça-feira, e até à tarde de quarta-feira, devido à agitação marítima - Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga podem ter ondas de noroeste com cinco a seis metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima.

Toda a costa de Portugal continental vai estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima a partir do meio-dia de terça-feira.

Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo devido à neve, com o IPMA a prever queda de neve com acumulação acima de 1.600 metros, que poderá ser de 10 cm na Torre.