Conceição novamente criticado: «Não conseguiu dar o seu estilo ao Milan»
Depois de um início de sonho no Milan, com a conquista da Supertaça de Itália, Sérgio Conceição está a viver um autêntico pesadelo, isto após a eliminação da UEFA Champions League e a terceira derrota consecutiva para a Serie A, curiosamente, todas por 1-2.
A última foi este domingo na receção à Lazio, em que um jogador seu foi novamente expulso, e Arrigo Sacchi, ex-treinador dos rossoneri, que até já tinha criticado o técnico português e os jogadores após o desaire do último encontro, voltou a fazê-lo, afirmando que um apuramento para a liga milionária da próxima época é impossível.
«Mais um deslize do Milan e agora a perseguição à zona da Champions torna-se quase impossível. Um final inacreditável, porque a Lazio ganhou com um penálti na compensação, mas a situação é sempre a mesma: os rossoneri não são uma equipa, é inútil dar a volta a isso. A Lazio, que muitas vezes me impressionou esta época, não esteve ao seu nível habitual, mas este triunfo significa que está provisoriamente no quarto lugar na tabela, à espera de ver o que a Juve vai fazer esta noite contra o Verona», começou por dizer, em declarações à Gazzetta dello Sport, comentando os muitos assobios dos adeptos nas bancadas de San Siro.
«O público rossoneri vaiou muito, mostrando toda a sua insatisfação com uma época que até agora tem sido insuficiente. O que me surpreendeu, ao ver o Milan, foi o facto de ter havido demasiada confusão. Por vezes, os jogadores aceleravam, por vezes abrandavam, mas sem que tudo isto fizesse parte de um plano tático preciso. A Lazio, por outro lado, joga um futebol muito vertical e tenta sempre dominar o adversário. De um lado, o lado do Milan, havia, portanto, muita aproximação, enquanto do outro lado eu via um grupo que tem muito bom conhecimento e sabe como se estabelecer em campo», explicou, elogiando a exibição de Rafael Leão, até certo ponto.
«Leão fez duas coisas boas, por isso merece crédito, mas será que duas coisas num jogo podem ser suficientes? Do meu ponto de vista futebolístico, são poucas. E, em todo o caso, sobretudo a nível defensivo, não notei a ordem que é necessária para poder fazer face aos ataques do adversário. Ora, tendo em conta o estado atual do Milan, parece difícil que este volte a entrar na corrida por um lugar na UEFA Champions League», atirou, abordando a contratação de Paulo Fonseca e criticando o seu sucessor.
«O problema é que, ao jogar assim, o clube perde atração, desagrada ao público, cria polémica que não é boa para construir o futuro. Continuo convencido de que tudo depende das decisões tomadas no verão, durante o mercado. Decisões que sempre julguei erradas, porque se contratou um treinador, Fonseca, que não tinha a confiança total da direção, e porque se compraram jogadores que não eram funcionais ao seu plano de jogo. Nestas condições, é difícil fazer um bom trabalho. E Conceição herdou uma equipa que não tinha construído e à qual, até agora, não conseguiu dar o seu próprio estilo», finalizou.