Montse Tomé é a nova selecionadora - Foto: IMAGO

Comunicado: Novo episódio na interminável novela da seleção de Espanha

Concentração das jogadoras gera polémica, Federação esclarece tudo

Parece não ter fim à vista a polémica que tem envolvido a seleção feminina espanhola após a conquista do Campeonato do Mundo, que culminou com a demissão do até então presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, após ter beijado Jenni Hermoso na boca durante os festejos. 

Hermoso ficou de fora da primeira convocatória da selecionadora Montse Tomé, divulgada na passada segunda-feira, que justificou a decisão como uma forma de proteger a jogadora que, por sua vez, recorreu às redes sociais para mostrar indignação. 

Esta terça-feira, nova confusão com a concentração das jogadoras, tendo em conta a participação na Liga das Nações, com Espanha inserida no Grupo 4, juntamente com Suíça, Itália e Suécia. As atletas deviam encontrar-se em Madrid, mas surgiram rumores de que teriam recebido indicações para seguirem para Valência.

Posto isto, a Real Federação Espanhola de Futebol viu-se obrigada a emitir um comunicado para esclarecer o plano de viagem.


 «A seleção espanhola feminina concentra-se esta terça-feira, 19 de setembro de 2023, no Hotel Tryp Alameda, em Madrid, para preparar os dois primeiros jogos da UEFA Women's Nations League frente à Suécia e Suíça. A comitiva viajará esta tarde, às 14.10 horas, para Oliva (Valência) para iniciar a concentração e iniciar os treinos para o primeiro confronto desta temporada. A seleção espanhola viaja para a Suécia na quinta-feira, partindo às 10 horas de Madrid, e vai defrontar a seleção local na sexta-feira, às 18.30 horas, no Estádio Gamla Ullevi, em Gotemburgo. O regresso a Espanha está agendado para sexta-feira, 22 de setembro, chegando ao Aeroporto de Sevilha por volta das 22.30 horas. No domingo, 24 de setembro, viajará para Córdoba para continuar a preparação para o segundo jogo da Liga das Nações, que será contra a Suíça, no Estádio Nuevo El Arcángel, na terça-feira, 26 de setembro, às 21 horas. A primeira concentração do curso terminará na quarta-feira, 27 de setembro de 2023», lê-se no referido documento.

Apesar de ter havido especulações sobre a ausência de algumas das jogadoras convocadas, as atletas viram-se obrigadas a comparecer à sob pena de virem a ter consequências legais. Misa Rodríguez, guarda-redes do Real Madrid, foi a primeira a chegar. Questionado sobre se estava feliz com a convocatória de Montse Tomé, a resposta foi perentória: «Não», noticia a Marca.

Na tarde desta terça-feira, já em Oliva, as jogadoras vão reunir-se com o presidente do Conselho Superior do Desporto espanhol, Víctor Francos Díaz, com quem vão discutir, pela primeira vez cara a cara, a atual situação que se vive em torno da seleção.