Ciclismo mundial está de luto: morreu Rik Van Looy
O belga Rik Van Looy, o primeiro a vencer os cinco ‘monumentos’ do ciclismo e o mais antigo campeão mundial ainda vivo, morreu hoje aos 90 anos, vítima de doença prolongada.
De Keizer van Herentals is niet meer. 💫https://t.co/oG0ArXAfjU pic.twitter.com/G9rgQ5uC7L
— Sporza 🚴 (@sporza_koers) December 18, 2024
O Imperador de Herentals, como era conhecido, foi o primeiro a conquistar os cinco ‘monumentos’: Milão-Sanremo (1), Volta a Flandres (2), Paris-Roubaix (3), Liège-Bastogne-Liège (1) e Volta à Lombardia (1) –, feito que viria apenas a ser repetido pelos seus compatriotas Roger De Vlaeminck e Eddy Merckx.
L'Empereur d'Herentals n'est plus.
— Tour de France™ (@LeTour) December 18, 2024
Hommage à la légende Rik Van Looy, l'homme aux 371 victoires professionnelles, premier vainqueur des 5 monuments, double champion du monde, septuple vainqueur d'étape sur le Tour de France et maillot vert en 1963. pic.twitter.com/QqttloVCie
O corredor belga foi ainda duas vezes campeão do mundo em 1960 e 1961, terminou no top-10 em três grandes voltas – foi terceiro duas vezes na Volta a Espanha –, nas quais conquistou um total de 37 etapas.
«A morte de Rik é muito triste. Eu estava ciente de que as coisas não estavam bem nos últimos tempos. Ele é um dos melhores ciclistas belgas de todos os tempos. Ele foi um grande campeão e um grande adversário. A sua força de vontade e sua vontade de vencer são coisas que vão ficar para sempre comigo», disse Eddy Merckx.